RELATÓRIO DE PRÁTICA: EXTRAÇÃO POR SOLVENTE ATIVO
Por: Anderson Martins • 17/3/2019 • Relatório de pesquisa • 514 Palavras (3 Páginas) • 388 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Alunos: Anderson Martins, Caio Vinicius, Gabriel Almeida.
1) Introdução: Nessa prática foi explorada a técnica de extração por solvente ativo. Essa técnica não só foi aprendida, mas também foi entendido o porquê de a mesma funcionar. A explicação se dá através das reações químicas entre os compostos.
2) Objetivo: Manipulação e montagem de equipamento para técnica de extração, execução da técnica, obtenção de dados e avaliação de resultados.
3) Metodologia: Para a checagem do funcionamento do material, primeiramente testa-se o funil de extração com água, para que os reagentes postos nele durante o processo não sejam desperdiçados.
[pic 3][pic 4]
Figura 1 - Funil de Extração
Após a checagem, é transferido 30 ml da amostra a ser extraída, no caso, o clorofórmio. Essa amostra possuí três fases: fase aquosa ácida, fase aquosa básica e a fase orgânica, que contém a amostra neutra. Para extrair cada uma são usados solventes diferentes. Para extrair a Anilina[1], utiliza-se HCl, tornando-a solução aquosa acida. Para extrair o Ácido benzoico, utiliza-se NaOH, essa se tornou a fase básica. A fase aquosa neutra, Nitrobenzeno, termina junto da fase orgânica. É adicionado, então, 15 ml de HCl 10% inicialmente para remover a fase básica. Agita-se o funil de extração, alivia-se a pressão e retira-se a fase orgânica (pois a mesma se encontrava mais abaixo no funil por ser mais densa). Repete-se o procedimento para obter mais produto. O mesmo foi feito para a fase acida, porem utilizou-se NaOH 10%. Retirou-se a fase acida, repetiu-se o procedimento mais uma vez para a obtenção de mais produto. Separou-se então, as três fases em béqueres diferentes. Um contendo a solução ácida, outro contendo a solução básica e outro contendo a solução neutra. [pic 5]
4) Resultados e discussões: Ao adicionar hidróxido de sódio na solução orgânica, ocorreu uma reação ácido-base, onde o ácido benzoico reagiu como ácido e o NaOH como base, formando benzoato de sódio (1), um sal solúvel em agua e virando fase básica. Adicionou-se logo em seguida, gotas de H2SO4 onde ocorreu outra reação ácido-base, nessa reação o ácido benzoico foi regenerado em forma de espuma (2). Essa espuma foi levada para a filtração a vácuo, onde se retirou o ácido em forma solida e purificada. Após, na mesma amostra orgânica, foi adicionada uma solução aquosa de HCl, que gerou uma reação ácido-base do HCl com a anilina, onde a anilina comportou-se como base (3). Formou-se então o Cloridrato de anilina, em meio aquoso, esse a fase ácida. Logo após isso, foram adicionadas pastilhas de KOH e assim a anilina foi restaurada através de uma reação ácido-base, onde o cloridrato de anilina atuou como ácido e o KOH como base (4).
5) Conclusão: Pode-se perceber então que a extração ativa por meio de reações ácido-base de Lewis foi eficiente, se utilizando das técnicas corretas foi possível separar e purificar os compostos por meio da neutralização.
6) Bibliografia:
- VOGEL, A.I. Química Orgânica Qualitativa, Volume 1, 1971, p.166
- [1] (18/set de 2018). Fonte: Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anilina
- SOLOMONS, T.W. Graham; Fryhle, Craig B. Química Orgânica, Volume 1, 2009, p.104-105
...