RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL
Por: Giuliana Mezoni • 4/6/2017 • Relatório de pesquisa • 697 Palavras (3 Páginas) • 318 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1]
Universidade Tecnológica Federal do Paraná[pic 2]
CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL: EXTRAÇÃO COM SOLVENTE ATIVO.
PROFESSOR: CLÁUDIO NOVELLO.
ALINE L. BERLANDA
GIULIANA MEZONI
GUILHERME H. BERTON
FRANCISCO BELTRÃO, 2017.
INTRODUÇÃO:
O processo de extração é um dos mais utilizados para o isolamento e purificação de substâncias orgânicas. Essas extrações podem ser divididas em três categorias, com base na natureza das impurezas que devem ser removidas e identificadas.
Primeira categoria: envolve a extração ou “lavagem” de uma mistura orgânica com água. Essa lavagem, tem como objetivo remover materiais muito polares e substâncias polares de baixo peso molecular. Sendo essa categoria utilizada imediatamente após a extração de mistura com ácido ou base.
Segunda categoria: abrange a extração de uma mistura orgânica com ácido diluído, removendo impurezas básicas, especialmente aminas. Uma extração com água pode ser realizada imediatamente após a extração com ácido, para garantir a remoção de traços do ácido do material orgânico.
Terceira categoria: refere-se a extração de uma mistura orgânica com uma base diluída. Esta extração permite converter impurezas ácidas em sais aniônicos.
Para uma obtenção satisfatória do procedimento os dois solventes utilizados não podem ser miscíveis, sendo assim, devem formar duas fases ou camadas, sendo a inferior referente a substância de maior densidade.
A ilustração abaixo mostra um processo de extração simbólico:[pic 3]
(A) O solvente 1 contém uma mistura de moléculas (brancas e pretas). Deseja-se separar as moléculas brancas por extração. Um segundo solvente (sombreado), que é imiscível com o primeiro e menos denso, é adicionado e ambos são agitados dentro do funil.
(B) Após a separação das fases, a maioria das moléculas brancas, mas nem todas, foram extraídas para o novo solvente, indicando a necessidade de uma nova extração.
(C) Com a separação das duas camadas, as moléculas brancas e pretas, foram parcialmente separadas. A maioria das extrações consiste de uma fase aquosa e uma fase orgânica. Para extrair uma substância de uma fase aquosa, deve ser usado um solvente orgânico e imiscível com água.
OBJETIVO:
Separar e isolar substâncias componentes de uma mistura e, remover impurezas solúveis indesejáveis através do processo de lavagem, utilizando a técnica de extração com solventes ativos.
MATERIAIS E MÉTODOS:
- MATERIAIS E REAGENTES:
- 3 béqueres de 100mL
- Bastão de agitação
- Erlenmeyer de 100mL
- Kitassato
- Funil de Buchner
- Bomba de Vácuo
- Papel Filtro
- Vidro de relógio
- Ampola e suporte de separação
- Espátula
- Balança semi analítica
- Proveta
- Ácido Benzoico
- Ácido Clorídrico (20%)
- Carbonato Sódio (10%)
- Éter Etílico
- MÉTODOS:
Pesou-se 0,50 g de ácido benzoico, adicionou-se 10 mL de éter etílico ao béquer e agitou-se até sua completa solubilização, após, transferiu-se a mistura para a ampola de separação e adicionou-se 10 mL da carbonato de sódio (10%). Agitou-se a mistura por aproximadamente 30 segundos e esperou-se a completa separação de fases ( o ácido benzoico e sua impureza, posicionaram-se na camada inferior, por terem uma maior densidade).
Coletou-se a fase orgânica em um béquer de 100 mL, em seguida, adicionou-se mais 10 mL de carbonato de sódio 10% à ampola de separação, agitou-se, e coletou-se a fase orgânica no mesmo béquer. Esse processo repetiu-se mais uma vez.
...