RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO “O ÁTOMO E A TECNOLOGIA
Por: sfcardoso • 10/8/2021 • Resenha • 382 Palavras (2 Páginas) • 1.173 Visualizações
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO “O ÁTOMO E A TECNOLOGIA”
A química em função do avanço tecnológico
Sérgio Augusto Resende Cardoso
Universidade Federal de Uberlândia – Engenharia Mecatrônica sergio.cardoso@ufu.br
12021EMT014
TOLENTINO, Mario; ROCHA-FILHO, Romeu. O átomo e a tecnologia. São Paulo, SP: Química Nova na Escola, maio de 1996. 4 páginas.
A obra analisada explicita, de forma cronológica, a evolução do estudo de átomos e suas implicações tecnológicas. Desta forma, observamos de forma clara o impacto que estas pesquisas causam nas mais diversas áreas da nossa sociedade, por meio de relações diretas entre o refinamento de nossos conceitos e a utilidade dos mesmos para a medicina, a indústria e o trabalho científico. Ao longo do texto, Mário Tolentino e Romeu C. Rocha-Filho fazem associação, por exemplo, de como as teorias de Ernest Rutherford e Niels Bohr possibilitaram a produção da luz laser, assim como as teses de Enrico Fermi, que demonstraram pela primeira vez a fissão do átomo, deram início a era nuclear.
O artigo tem êxito em explicar o funcionamento e surgimento de tecnologias consolidadas no mundo moderno, como é o caso do Raio X, dos fogos de artifício, dos fornos micro-ondas e até mesmo das bombas nucleares. Para isso, faz-se o uso de uma abordagem cíclica, sempre expondo a teoria proposta e revelando seu uso prático. Isto posto, o artigo consegue disseminar a informação de forma tangível, sem que seja necessário um embasamento teórico profundo acerca do tema, o que é um ponto positivo, visto que tais conhecimentos, infelizmente, não são difundidos em nossa sociedade.
Outrossim, é fornecido ao leitor recursos que possibilitam o entendimento das mais variadas aplicações tecnológicas abordadas, como é o caso da corrente elétrica, da ressonância nuclear magnética (RNM), da leitura de CDs e até mesmo das ondas de rádio, além de rápidas e superficiais passagens históricas que demonstram a consequência de uma má gestão destas tecnologias, como por exemplo o acidente de Chernobyl.
Desse modo, evidencio que o artigo em questão é composto por uma série de conceitos bem abordados, pesquisados e refinados, gerando um bom entendimento acerca do tema proposto. O artigo é bem sucedido em gerar interesse e construir conhecimento, e não peca na função de transmitir a ideia. Sendo assim, creio que apesar de se tratar de um artigo científico, não se limita apenas ao espaço acadêmico, sendo relevante para qualquer público
1
...