Realatorio quimica preparo de soluções
Por: carlos__oliveira • 19/5/2017 • Trabalho acadêmico • 945 Palavras (4 Páginas) • 281 Visualizações
Resumo
Neste relatório está descrito os procedimentos realizados na Aula 2 de Quimica Geral Experimental. Onde fizemos o preparo de soluções de NaCl e água a fim de encontrar uma determinada Concentração. Para fazer tal atividade utilizamos equipamentos como balanças e a vidraçaria.
Sumário
Introdução
Objetivo
Materiais e Métodos
Resultados e Discussão
Conclusão
Referências Bibliográficas
1 - Introdução
As soluções são altamente utilizadas na química laboratorial. Por isso saber sobre suas características é de grande valia. Uma solução nada mais é do que uma mistura homogênea de umas ou mais substâncias composta por um solvente e um soluto.
Soluto: substância que está presente em menor quantidade. Substância que é dissolvida.
Solvente: substância que está presente em maior quantidade. Substância que dissolve.
Concentração das soluções é a quantidade de soluto presente em certa quantidade de solvente. Pode ser estipulada de várias maneiras como, por exemplo:
Concentração Comum (C)
Concentração comum é a quantidade de massa de soluto em certo volume de solução. Sua equação é dada por:
C = m/V
A concentração comum é expressa em g/L-1, onde a massa (m) é dada em gramas e o volume (V) em Litros.
Concentração Molar ou Molaridade (M)
Concentração molar é a quantidade de mols de soluto em certo volume de solução. E é definida pela equação:
M = n/V
Onde (M) é expressa em mol/litro, (n) é o número de mols e (V) volume da solução.
2 - Objetivo
O preparo de soluções aquosas em diferentes tipos de concentrações de NaCl
3 - Materiais e métodos
Pipeta graduada de 25ml
Pipetador / J Prolab
Becker de 25ml / Qualividros
Becker de 50ml Sem Marca
Conta gotas de 3ml Sem Marca
Funil Uniglass 65mm
Balão volumétrico de 50ml
Balança semi-analítica / Shimadzu
Balança analítica / BEL
Espátula Sem Marca
Experimento 1
Neste experimento, pegou-se o vidro de relógio, colocou-se na balança, fez-se a tara do peso e obteve-se uma massa de 2,02g de NaCl, passou-se o mesmo para o becker com auxílio da pisseta, já solvendo parte do soluto na água. Transferiu-se a mistura para o balão volumétrico com auxílio do funil e enxaguou-se os possíveis resíduos no funil com a pisseta. Com um conta gotas, acertou-se a medida do nível da mistura no menisco e vertemos o balão volumétrico, para que houvesse a solução completa do soluto com o solvente.
Experimento 2.1
Neste experimento, colocou-se o vidro de relógio, tarou-se a balança, obteve-se a massa de 0,2526g de NaCl. Com auxílio da pisseta, transferiu-se a porção de NaCl do vidro de relógio para o becker, misturou-se e transferiu-se para o balão volumétrico com o funil e foi utilizada a pisseta para tirar resíduos que poderiam ter restado no funil ou no tubo do balão volumétrico. Colocou-se mais água no becker, e com o conta gotas, ajustou-se o nível da solução no menisco e verteu-se o balão a fim de fazer a solução completa da mistura.
Experimento 2.2
Neste experimento, pesou-se 2,51g de NaCl sob o vidro e relógio, retornou-se a bancada, e administrou-se uma pipeta volumétrica, para conseguir 22,5ml de água. Colocou-se 25 ml de água no becker e com a pipeta volumétrica e o pipetador, retirou-se todo o líquido no becker, e então pipetou-se a quantidade de líquido necessária. Adicionou-se o soluto ao líquido e misturamos, a fim de solver completamente o soluto.
Experimento 3
Calculada a molaridade, pesou-se 0,3040 de NaCl, referentes a 0,100 mol/L de solução. Fez-se a solução de NaCl em água no becker. Com o funil, transferiu-se para o balão volumétrico e com a pisseta, retirou-se os possíveis resíduos do funil, becker e do tubo do balão. Acertou-se o nível de água no menisco com o conta gotas e verteu-se o balão a fim de terminar a mistura da solução.
Experimento 4
Neste experimento, fez-se uma solução de 0,02mol/L de NaCl a partir do experimento anterior. Retirou-se 9,6ml da solução do experimento
...