Reação de biureto
Por: 95247216 • 3/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.648 Palavras (7 Páginas) • 6.689 Visualizações
REAÇÃO DO BIURETO
1 .Introdução:As proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas. Elas ocorrem em todas as células e em todas as partes destas. As proteínas também ocorrem em grande variedade; milhares de diferentes tipos, desde peptídeos de tamanho relativamente pequeno até enormes polímeros com pesos moleculares na faixa de milhões, podem ser encontrados em uma única célula. (LEHNINGER, 2002)
A detecção de proteínas em materiais biológicos envolve reações específicas com determinados reativos, os quais originam substâncias coloridas que absorvem luz na região visível, permitindo a sua quantificação.
Dentre os métodos utilizados, situa-se o método do biureto, que é baseado na reação do sulfato de cobre em meio alcalino (reativo do biureto), com proteínas e peptídeos. O nome do método provém do fato de que a uréia aquecida dará reação positiva, com desprendimento de amônia.
O reativo de biureto é uma solução de sulfato de cobre (CuSO4) e tartarato duplo de sódio e potássio (KNaC4H4O6) que ao reagir com os íons cúpricos, forma um produto de coloração violáceo. Esse reativo é utilizado na identificação de compostos protéicos, pois as ligações existentes na molécula de biureto são semelhantes às ligações peptídicas na formação de proteínas.
A reação do biureto é positiva para proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos. A reação é também positiva para substâncias que contêm duas carbonilas (-CONH2) ligadas diretamente ou através de um único átomo de carbono ou nitrogênio. Dependendo da complexidade da proteína ou do peptídeo em questão, a cor do produto de reação a presença do biureto varia substancialmente: proteínas dão coloração violeta, peptídeos dão coloração rosa. Quanto maior for a quantidade de proteínas no meio maior será a intensidade de cor.
[pic 1]
2.Objetivo: O objetivo dessa prática foi identificar os grupos nitrogenados (Proteínas). Caracterizar a presença de proteínas em material biológico através da reação do biureto, a precipitação de proteínas com e sem desnaturação e relacionar as observações práticas com a teoria de propriedades gerais como estrutura e isolamento de proteínas.
3.Materiais , Metódos e Procedimentos:
Materiais: 5 tubos de ensaio
Pipetas Graduada (Plásticas ou de vidro)
Conta gotas ou Pipeta Pasteur
Água destilada
Clara de ovo
Gema de ovo
Leite
Extrato de soja
Metódos: No tubo 1 adicionamos 2ml de água
No tubo 2 adicionamos 2ml de clara de ovo diluída em 50 ml de água
No tubo 3 adicionamos 2 ml de gema de ovo diluída em 50 ml de água
No tubo 4 adicionamos 50g de leite em pó em 100 ml de água
No tubo 5 adicionamos extrato de soja em 100 ml de água destilada
Procedimentos:
Numeramos os tubos de ensaio de 1 a 5 ;
A cada tubo de ensaio adicionamos gota a gota do reagente de biureto;
Agitamos os tubos;
- Observamos as colorações apresentadas após o final das reações e anotamos o resultado.
O aparecimento de coloração violeta indica que os íons Cu2+ provenientes do CuSO4 formaram complexo com ligações peptídicas presentes na amostra, indica que se trata de uma proteína ou peptídeo.
4 RESULTADOS
1 2 3 4 | Água destilada Clara de ovo Gema de ovo Leite | Azulado Violeta Violeta Violeta | Azulado Violeta Violeta Violeta |
5 Extrato de soja Azulado Azulado
Resultado: No tubo 1 Resultado NEGATIVO:(Desnaturação) Coloração azul muito pálida,a água não tem componentes de proteínas em sua composição.
No tubo 2 Resultado POSITIVO : Coloração púrpura ,a clara de ovo contém proteínas (abulmina) inclusive que apresentam ligações peptídicas.
No tubo 3 Resultado POSITIVO:Coloração púrpura,a gema de ovo contém proteínas
No tubo 4 Resultado POSITIVO:Coloração púrpura ,o leite apresenta várias proteínas em sua composição.
No tubo 5 Resultado NEGATIVO: Coloração azulada(Desnaturação).
O tubo contendo água destilada no qual não ocorreu reação,serve de referência para os tubos restantes ,concluindo-se que os tubos cuja reação foram semelhante á do biureto com a água destilada e teve resultado final negativo. Por outro lado nos tubos que ocorreram as reações diferentes a da água destilada quando se adicionou o biureto ou seja apresentara uma coloração violeta ou bem mais escura que o azul pálido apresentado na reação com água destilada considerou-se o resultado final positivo.
Proteínas dão coloração violeta ,peptídeos dão coloração rosa para que a reação ao biureto seja positiva há necessidade da presença de pelo menos duas ligações peptídicas na molécula ,portanto,aminoácidos e dipeptídeos não apresentam reação positiva ao biureto.
A intensidade da cor varia com a concentração de proteínas.
No tubo 1 e 5 houve desnaturação, no momento da adição já se observou a formação do precipitado de coloração branca,Depois observou-se a formação do precipitado na forma de pequenos fios, mas a solução continuou com cor inicial. No tubo que continha a proteína, observou-se que antes da adição do sulfato de cobre era incolor, agora apresenta coloração púrpura. Já no tubo onde continha aminoácido, que também no início era incolor, com a adição do sulfato ficou com uma coloração azulada.
...