Relatório Aula Prática
Por: tiffanykaka • 18/3/2016 • Relatório de pesquisa • 477 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
RELATÓRIO – AULA PRÁTICA
- 1 grama Cloreto de bário (BCl)
- 0,5 Cromato de potássio (KCrO4)
- 150 ml de água
Primeiramente, diluir em um béquer 1 grama de cromato de potássio em 100 ml de água, em outro béquer, diluir 0,5 grama de cloreto de bário em 50 ml de água.
Pesar um papel filtro (0,5 g), e dobrá-lo duas vezes ao meio, colocando-o num funil já acoplado ao suporte universal, molhando um pouco o papel. Colocar a solução formada pelas duas substâncias diluídas em água aos poucos no funil, que ficará com uma espécie de “sal” (antes localizado no fundo do béquer), o KCl.
BaCl + KCrO4 BaCrO4 (líquido) + KCl (sólido)
Após toda a solução ter passado pelo funil, retirar o papel filtro e colocá-lo na estufa de 10 à 15 minutos.
Resultado do rendimento Perda líquida Rend. sólido Perda total
2,0 gramas de Kcl 148 gr/ml H2O = 150 ml BaCl + KCrO4 3,5 gr/ml
146 ml de BaCrO4 KCl = 146 ml 0,5g[pic 1]
Pode-se dizer que houve um bom rendimento, pois ambos os produtos gerados podem ser aproveitados.
Cloreto de potássio (KCl) – composto sólido e branco, usado na medicina como repositor eletrólito no organismo ou em solução glicosa. Também utilizado como adubo químico/fertilizante.
Cromato de bário (BaCrO4) – usado como pigmento inibidor de corrosão nas superfícies de liga de zinco. Quando misturado com ácido fumário sólido, o cromato de bário pode ser usado na remoção de impurezas e umidade residual a partir de solventes orgânicos de limpeza a seco a partir de combustível de petróleo. Também é utilizado na composição de um catalisador de desidratação de alcano, e para tintas de cor, o pigmento conhecido como amarelo limão.
...