Relatório da Aula Prática
Por: Wanny Tavares • 4/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.268 Palavras (6 Páginas) • 256 Visualizações
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química
Relatório da Aula Prática
Disciplina: Química Orgânica Experimental I – IC-357 Matrícula:
Aluna:
Prática: Síntese da Acetanilida
Objetivo: Esta pratica tem por objetivo sintetizar a acetanilida,uma amida secundária, a partir de anilina e anidrido acético.
Introdução:
A acetanilida é uma amida secundária que pode ser sintetizada através de uma reação de acetilação da anilina a partir do ataque nucleofílico do grupo amino sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, seguido de eliminação de ácido acético. Ela tem a mesma função do paracetamol atuando como analgésico e antipirético e foi descoberta acidentalmente por Cahn and Hepp em 1886 quando foi utilizada pela primeira com o nome de antifibrina. É possível perceber a formação da acetanilida, durante a síntese orgânica, por conta da formação de cristais brancos que se aglomeram no fundo do recipiente.
Quando compostos orgânicos sólidos são isolados ou obtidos em reações químicas, é provável que esse composto não seja puro e que tenha impurezas que se formam em reaçoes secundárias juntamente com o produto desejado. Há uma técnica simples para eliminação de impurezas, principalmente as insolúveis, que consiste em utilizar um solvente apropriado e logo após uma recristalização.
A purificação do sólido por recristalização está baseada nas diferentes solubilidades das substâncias e consiste primeiramente, na dissolução do material impuro num solvente apropriado, seguido de um aquecimento até o próximo à ebulição. Faz-se uma filtração a quente para remover os insolúveis nesta temperatura. Em seguida, deixa-se esfriar para produzir os cristais da substância dissolvida que podem ser separados em uma filtração a frio. O processo é repetido até a obtenção do composto puro.
As características desejáveis do solvente para a recristalização são: alto poder de dissolução da substância a ser purificada em temperaturas elevadas e um relativo baixo poder de dissolução, em temperaturas comuns. Deve ser facilmente isolado dos cristais obtidos; não reagir com a amostra e ter ponto de ebulição não muito alto para que possa ser recuperado.
Após sua síntese, a acetanilida pode ser purificada através de uma recristalização, usando carvão ativo. O carvão ativo atua adsorvendo as impurezas coloridas e retendo a matéria resinosa e finamente dividida.
No teste de confirmação, a acetanilida é insolúvel a solução de HCl, já a anilina é solúvel a esta solução. Isto ocorre devido a polaridade das moléculas, sendo anilina polar e acetanilida apolar.
Parte Experimental:
Materiais utilizados:
● Balança digital ●Bastão de vidro ● Béquer de 250 ml ●Erlenmeyer de 250 ml
●Funil comum ●Funil de Büchner ●Kitassato ●Mangueiras para filtração a vácuo ●Manta aquecedora
●Papel de filtro ●Pipeta graduada (5ml) ●Pissete ●Vidro relógio ●Proveta ●Tubo de ensaio
●Espátula ●Pote com Gelo
Reagentes utilizados:
●Água destilada ●Anidrido acético ●Anilina ●solução aquosa de HCl
Procedimento experimental:
Medi, com uma pipeta graduada, 8 ml de anilina e transferi para um béquer de 250 ml. Em seguida adicionei 60 ml de água destilada. Medi, em proveta, 10 mL de anidrido acético com densidade 1,08 g/mL e adicionei ao béquer cuidadosamente em pequenas porções. Enquanto adicionava o anidrido, eu mantia o béquer em movimentos circulares para facilitar a reação,e continuei agitando por 15 min. Em todoas essas operações eu me dirigia à capela, em virtude dos fortes odores dos reagentes.
Depois desse processo, obtive cristais de cor branca. Que logo após eu filtrei e coletei no funil de buchner, além de lavar varias vezes com água destilada gelada. Então, coloquei o produto cristalizado em um becher, adicionei água até cobrir totalmente e logo em seguida, aqueci até total solubilização a quente do produto. Após esse processo, filtrei a quente e
resfriei o filtrado, a temperatura ambiente, visando a obtenção de cristais.
Em seguida fiz a filtração a vácuo da acetanilida que obtive. Utilizei o kitassato e acoplei o funil de büchner na parte superior, logo após umideci o papel de filtro com água destilada e coloquei no interior do funil. Liguei a mangueira à saída lateral do erlenmeyer e à um dispositivo que ocasionava vácuo, com o objetivo de acelerar o processo de filtragem. Por fim coloquei para secar na estufa, por aproximadamente 20 min.
...