Relatório da aula prática
Por: Gabriela Caillouel • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 589 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
Relatório da aula prática
Introdução
Histologia: A histologia é a ciência que estuda os tecidos biológicos, desde sua formação, estrutura e funcionamento. O método mais comum para estudar os tecidos é realizado por meio da preparação de lâminas histológicas. Resumidamente, tal preparação envolve processos físicos e químicos de corte, fixação, desidratação, diafazinação (ou clareamento) e coloração, os quais envolvem diversos instrumentos e compostos químicos.
Tecidos: Todos os tecidos presentes nos vertebrados adultos são formados a partir de três tipos de folhetos germinativos: endoderma, ectoderma e mesoderma. Cada um desses, durante o desenvolvimento embrionário, é responsável por uma genealogia de células especializadas quanto à forma e função.
O ectoderma é um folheto embrionário exterior que reveste o embrião. Após ocorrer a fertilização, o ovo irá sofrer várias divisões mitóticas, e na fase de gastrulação, será gerado um embrião didérmico, que irá apresentar-se formado por duas camadas de células: a endoderme (interna) e a ectoderma (externa). O endoderma é o folheto embrionário localizado mais internamente, formado durante o processo de gastrulação. Este folheto irá dar origem ao arquêntero (intestino primitivo), responsável pela formação do tubo digestivo que se comunica com o exterior através do blastóporo. O mesoderma é um folheto embrionário formado durante a neurulação embrionária dos animais que possui três folhetos embrionários (chamados de triploblásticos). Localiza-se entre os outros dois folhetos, a endoderme e a ectoderma e, através de multiplicação e diferenciação celular, a mesoderma dá origem, por exemplo, ao esqueleto, músculos, sistema circulatório, excretor e reprodutor.
Objetivo
O objetivo da aula prática foi observar os tecidos da pele grossa, músculo estriado cardíaco, tendão, tecido adiposo multi e uni celular, e traquéia para compreender suas estruturas e formas.
Matérias e métodos
- Microscópio
- Lentes permanente
Em cada mesa continha 3 microscópios, a cada 10 minutos trocávamos para observar cada tecido e transferir o formato para a folha.
Desenvolvimento
[pic 2][pic 3]
Pele grossa;4x. Pele grossa;10x.
[pic 4][pic 5]
Pele grossa;40x. Estriado cardíaco 4x
...