Relatorio aula pratica de quimica
Por: heloisa moreira de oliveira • 2/12/2021 • Relatório de pesquisa • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 167 Visualizações
Universidade Paulista – UNIP
Relatório da aula prática
CURSO: FARMÁCIA DISCIPLINA: QUÍMICA
NOME DO ALUNO: HELOÍSA DE OLIVEIRA MOREIRA R.A: 2197927
POLO: ALEXÂNIA-GO DATA: 25/09/2021
Introdução
A Química é uma ciência que estuda a matéria, as transformações que ocorrem com ela e as energias envolvidas nesses processos. Com isso entenderá o que é matéria, o que é energia, quais são as transformações sofridas pela matéria e todos os conceitos básicos envolvidos em seu estudo. Vidraria é uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro, mas também podem ser de plástico e porcelana. Em geral é utilizada em experimentos, principalmente em análises qualitativas e quantitativas nas áreas de química e biologia. Contudo o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte. Geralmente a vidraria de laboratório apresenta graduações e marcas volumétricas em suas paredes. Essas marcações pode ser de maior ou de menor precisão conforme o tipo de vidraria e sua função. O Teste da Chama é um importante método de identificação de cátions metálicos. Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Algumas chamas são feitas com cátions metálicos potássio, cobre, bário, estrôncio, cálcio e sódio.
Solução é genericamente definida como uma dispersão de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas. O soluto é a substância que, geralmente, se encontra em menor quantidade e que se dissolve na mistura. O solvente, por sua vez, é a substância que se apresenta em maior quantidade e em que se dissolve o soluto. Nas soluções, as partículas do soluto não se separam do solvente sob a ação de centrífugas, não são retidas por ultrafiltro e não são vistas através de microscópios potentes. Podem ser classificadas em relação à quantidade de soluto dissolvido, sendo insaturadas, saturadas ou supersaturadas.
Ácidos e bases são dois grupos químicos relacionados entre si. São duas substâncias de grande importância e presentes no cotidiano, o ácido é doador de prótons e a base é receptora de prótons. O pH serve como referência para a determinação do nível de acidez de um meio. Porém, há muito tempo, os químicos também utilizam o pH como referência para determinar, além da acidez, se um meio é básico ou neutro. Fazem também referência ao potencial hidrogeniônico de uma solução, ou seja, a quantidade de cátions hidrônio (H+ ou H3O+) que estão dispersos no solvente de uma solução. Os aldeídos e as cetonas são funções orgânicas muito parecidas. Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.
Resultados e discursão
Aula (1)
Roteiro (1):
Objetivo: permitir ao aluno conhecer e manipular as principais vidrarias e equipamentos presentes na rotina de um laboratório.
1° experiência:
Uso da pipeta (10ml), balão volumétrico (10ml), proveta de plástico (10ml), bureta (50ml) e água destilada.
Resultado:
A medição da pipeta não e precisa quanto a medição do balão volumétrico. As duas medições tanto quanto da bureta, quanto a do balão volumétrico foram exatas. Por fazer transferência da transferência, a medição da proveta não ficou precisa como as outras vidrarias. Assim a medida mais precisa foi a da bureta e do balão volumétrico.
2° experiência:
Uso da balança, NaCl (0,9g), béquer (100ml), proveta de vidro (50ml), água destilada e balão volumétrico (100ml).
Geralmente a concentração do soro fisiológico é de 0,9% em massa o que significa que em 100 gramas de água destilada se encontram dissolvidos 0,9 gramas de NaCl.
Calculo:
1L 🡪 1000ml
X 🡪 100ml
1000 x = 100 . 1
X = 1000/1000 = 0,1L
C = m/v =
C = 0,910/ 0,1 = 9,1 gl
Aula 2
Roteiro 2:
Objetivo: observar os aspectos de emissão de alguns cátions metálicos e as diferentes zonas de aquecimento de um bico de Bunsen.
Experiência:
Por falta de gás na faculdade, improvisamos com algodão, álcool, fósforos e algumas substancias. Tais como: cloreto de sódio, cloreto de potássio, ácido clorídrico e sulfato de cobre.
Aula 2
Roteiro 2:
Objetivo: estudar a diferença de solubilidade de um soluto sobre diferentes solventes. Relacionar a polaridade das moléculas com a solubilidade e propriedades físico-químicas das substâncias (ponto de fusão e ponto de ebulição).
1° experiência:
Uso de tubos de ensaio(6 uni), pipeta graduada (10ml e 5ml), etanol, butanol, hexano, ácido acético, ácido oleico e água destilada.
Em 3 tubos foram hexano, e nos outros 3 foram água destilada. No 1° tubo tem água destilada e etanol, no 2° água destilada e hexano, no 3° tubo água destilada e ácido oleico. No 4° tubo tem hexano com etanol, no 5° hexano com butano e no 6° tubo hexano com ácido oleico. Os tubos 1,4,5 e 6 foram misturas homogêneas, os tubos 2 e 3 foram heterogêneas.
H2O🡪polar
H3C-CH2-CH2-CH2 CH3🡪apolar
H3C CH2🡪polar
OH
H3C-CH2-CH2-CH2🡪polar
OH
O p dissolver o p
O a dissolver o a
Orgânico com orgânico misturam-se organizados.
...