Relatorio de Laboratorio de Quimica Aplicada a Enenharia
Por: Everti • 7/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.416 Palavras (6 Páginas) • 290 Visualizações
Universidade Federal Rural do Semi-árido
Campus Pau dos Ferros
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Eletrólise
Hewernh Marques
Kauana Mesquita
Maria Luedna
Pedro Alves
Pablo Ramos
Samilly Nobre
Thayse Lima
Pau dos Ferros
Março - 2016
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Campus Pau dos Ferros
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Eletrólise
Relatório Apresentado à disciplina Laboratório de Química Aplicada ministrada pelo Prof. Marteson Cristiano em complementação a um dos requisitos para a obtenção da nota da Unidade I.
Pau dos Ferros
Março – 2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .................................................................................................................... 4
2. OBJETIVOS ........................................................................................................................ 4
3. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS ................................................................................. 4
4. RESULTADOS OBTIDOS ................................................................................................ 5
5. CONCLUSÃO ..................................................................................................................... 9
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................ 10
1. INTRODUÇÃO
Eletrólise é conhecida como todo processo químico não espontâneo causado por uma corrente elétrica proveniente de um gerador. Algumas reações químicas acontecem apenas quando fornecemos energia na forma de eletricidade, enquanto outras geram eletricidade no momento em que ocorrem. Trata-se de um processo inverso ao da pilha, que é espontâneo e transforma energia química em elétrica. Por exemplo, eletricidade pode ser usada para decompor cloreto de sódio fundido em seus componentes:
2 NaCl (l) → 2 Na (l) + Cl2 (g)
Por causa dos altos pontos de fusão das substâncias iônicas, a eletrólise de sais fundidos necessita de altas temperaturas. Uma alternativa seria realizar a eletrólise em meio aquoso. A eletrólise é muito utilizada na indústria, pois por meio dela é possível isolar algumas substâncias fundamentais para muitos processos de produção, como o alumínio, o cloro, o hidróxido de sódio, etc. Além disso, também é um processo que purifica e protege (revestimento) vários metais.
2. OBJETIVOS
Observar a eletrólise do Iodeto de Potássio (KI), da Água (𝐻2𝑂) e do cloreto de Sódio (NaCl), verificando os principais produtos e as condições necessárias para que ocorram.
3. MATERIAIS E PROCEDIMENTO
3.1 MATERIAIS
- Indicadores de pH (Azul de bromotimol)
- Iodeto de Potássio (KI) 5% m/v
- Solução de MnSO4 a 5%
- Solução de NaCl 5% m/v
- 4 Placas de Petri
- Eletrodos
- Aparelho – Fonte Contínua
- Fios de conexão com conectores jacaré
3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.2.1 Eletrólise do Kl
Numa placa de Petri, adicionar 25 mL de solução KI 5% e os eletrodos de aço inox opostamente colocados. Conecte os eletrodos à fonte de corrente pelos cabos e conexões necessários. Em seguida, faça a ligação do circuito.
3.2.2 Eletrólise do NaCl
Na placa de Petri, dentro dela, colocar opostamente os eletrodos de aço inox, como realizado nos outros procedimentos. Conecte os eletrodos à fonte de corrente pelos cabos e conexões necessários. Adicionar 25 mL de solução NaCl 5% na placa de Petri e fazer a ligação do circuito. Observar. Adicionar duas gotas de indicador e observar novamente.
3.2.3 Eletrolise de H2O sem MnSo4
Colocar H2O na placa, colocar os eletrodos de aço inox, conectar os eletrodos à conte de corrente. Adicionar 20 gotas do indicador Azul de bromotimol e observar.
3.2.4 Eletrolise de H2O com MnSo4
Adicionar na placa de Petri a solução de MnSO4 (± 25 mL). Adicionar 20 gotas do indicador Azul de bromotimol e observar.
OBS.: As cores diversificadas do indicador Azul de bromotimol: Cor da forma ácida (AMARELO) /Cor intermediária (VERDE) /Cor da forma básica (AZUL).
4. RESULTADOS OBTIDOS
4.1 Eletrólise do KI
Dissociação do KI:
( ) ( ) ( ) 2 2 2 aq aq aq KI K I
Dissociação da H2O:
2 ( ) ( ) ( ) 2 2 2 l aq aq H O H OH
Semi-redução:
2H2O(l) + 2e- 2 OH-
(aq) + H2(g)
E0 = -0,83
Semi-oxidação:
I I e aq aq 2 2 ( ) 2( )
E0 = 0,54
...