Relatório Preparo de Solução e Processo de Diluição
Por: Ana Beatriz Novaes • 20/11/2018 • Relatório de pesquisa • 720 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA– IFBA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
AÁLGEBRA VETORIAL E GEOMETRIA ANÁLITICA
ANA BEATRIZ DOS SANTOS VIEIRA NOVAES
PRODUTO ESCALAR
VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
NOVEMBRO/2017
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA– IFBA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
ÁLGEBRA VETORIAL E GEOMETRIA ANÁLITICA
ANA BEATRIZ DOS SANTOS VIEIRA NOVAES
PRODUTO ESCALAR
ATIVIDADE APRESENTADA AO PROFESSOR AURÉLIO FRED COMO AVALIÇÃO PARCIAL REFERENTE À I UNIDADE DA DISCIPLINA ÁLGEBRA VETORIAL E GEOMETRIA ANÁLITICA.
VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
NOVEMBRO/2017
- INTRODUÇÃO
De acordo com a IUPAC, solução pode ser definida como uma única fase, sólida ou líquida, que contém mais de uma substância. Em uma solução, a substância a ser dissolvida é chamada soluto, enquanto a substância na qual o soluto é dissolvido é chama solvente. É importante ressaltar que a formação de uma solução é uma transformação física e não química, ou seja, não existe interação de elétrons, como na formação de compostos.
As soluções estão presentes no cotidiano nos três estados da matéria: pode-se citar as ligas metálicas como soluções sólidas, soro fisiológico como solução líquida e ar atmosférico como solução gasosa. É possível, ainda, distinguir as soluções baseado na natureza do soluto: soluções iônicas são compostas por solutos iônicos, como o cloreto de sódio ()e o sulfato ferroso (); e as soluções moleculares, compostas por solutos moleculares, como a sacarose () e o gás carbônico (. [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
Em uma solução, a solubilidade é a capacidade que o soluto apresenta de ser dissolvido pelo solvente, e está relacionada a dois fatores: proporção entre o soluto e o solvente e a temperatura. O coeficiente de solubilidade, específico para cada substância, é a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em um solvente.
Uma das maneiras de se expressar a relação entre soluto e solvente é a concentração molar, que é “a quantidade de moléculas do soluto ou de fórmulas unitárias (em mols) pressente em um dado volume de solução (em litros)”. (ATKINS, 2012). A molaridade é dada pela fórmula:
[pic 6]
Em que é a massa do soluto, é a massa molar e é o volume da solução. [pic 7][pic 8][pic 9]
Uma prática comum, tanto em laboratórios de química, quanto no dia a dia, é a aumentar a concentração de uma solução, reduzindo seu volume. Para obter uma concentração menor, é feita uma diluição, processo no qual adiciona-se mais solvente a uma solução, mantendo o número de mols, diminuindo sua concentração e aumentando seu volume.
- OBJETIVOS:
- Compreender a natureza e importância das soluções;
- Distinguir tipos de soluções;
- Compreender o conceito de solubilidade;
- Aprender a fazer diluições.
- PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes
Bico de gás; Tela de amianto; Balança semi-analítica; 1 Bureta de 25 mL; 2 Béqueres de 100 mL; 1 Bastão de vidro; Sacarose; Tripé; | 2 Béqueres de 50mL 1 Béquer de 250mL 1 Balão Volumétrico de 10mL Sulfato Ferroso [pic 10] Suporte Universal Espátula 2 Pipetas de 5mL Circuito para verificação de condução elétrica |
...