Relatório de aula prática
Por: Daianezinha • 11/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.092 Palavras (5 Páginas) • 369 Visualizações
Faculdade de Itapiranga – FAI
Alunos: Daiane Schneider, Bruno Melz e Leandro Grutzmann.
Disciplina: Química
Professor Me. Eng.: Rafael Alvise Alberti
Semestre 2016/ 01
- Relatório de Procedimento Experimental: Determinação do pH usando um pHmetro e fita.
Data de realização do experimento: 11 de março de 2016
- Objetivos: Este experimento visa compreender métodos de preparação de soluções com o ácido sulfúrico(H2SO4) e hidróxido de sódio(NaOH) e determinar o ph de cada uma dessas soluções usando o pHmetro e a fita indicadora de ph.
- Fundamentação Teórica: A utilização da fita indicadora de ph e do pHmetro(que fornece resultados mais exatos) servem para indicar se a solução será ácida, neutra ou básica, sendo menos que 7 será ácida, igual a 7 neutra e acima de 7 básica, como mostra a imagem abaixo:
[pic 4][pic 5][pic 1][pic 2][pic 3][pic 6]
O ácido sulfúrico que segundo Jennifer Rocha Vargas Fogaça (2016):
Industrialmente, apresenta grande importância, sendo usado em vários processos. Devido a sua importância econômica, muitas vezes o seu consumo pode indicar o grau de desenvolvimento de um país. O ácido sulfúrico é uma das substâncias mais utilizadas nas indústrias. O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio.
De acordo com Liria Alves Souza (2016):
O hidróxido de sódio é um sólido branco, cristalino, altamente tóxico e corrosivo, com ponto de fusão igual a 318ºC. Ele é bastante solúvel em água, e essa dissolução é exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor. Visto que reage lentamente com o vidro, a soda cáustica deve ser guardada em frascos feitos de plástico. A soda cáustica é muito utilizada em limpezas pesadas, mas deve-se tomar muito cuidado com a sua utilização, pois como ela é corrosiva, pode destruir os tecidos vivos e causar queimaduras graves.
- Procedimento Experimental
- Materiais utilizados:
A) Preparo de Soluções B) Titulação C) Determinar ph
- Balão volumétrico - Pipeta volumétrica - Fita indicadora de ph
- Béquer de 50 ml - Erlenmeyer - pHmetro
- Pipeta de 5 ml - Bureta
- Balança analítica
- Procedimento: O preparo e padronização de soluções é muito importante para um bom procedimento de uma análise quantitativa, pois as soluções são preparadas a partir da pesagem rigorosa do soluto e dissolvendo-o no solvente, ficando assim imediatamente conhecida a sua concentração exata. Antes de iniciar o procedimento, foi necessário tomar conhecimento dos perigos potenciais das substâncias utilizadas e dos cuidados que se deve ter durante a execução do experimento, além da verificação dos equipamentos de proteção individual (EPIs), de modo a reduzir a possibilidade de contaminações ou acidentes. O ácido sulfúrico, a temperatura ambiente, apresenta-se na forma de liquido inodoro e incolor. Possui a fórmula molecular H2SO4, massa molar de 98g/mol e densidade de 1,84 g/cm3. Para começar foi pego com a pipeta o ácido sulfúrico, e colocado num béquer 1,1ml do ácido, tudo isso foi feito dentro de uma capela, que é um equipamento que absorve os vapores e gases tóxicos liberados. Depois disso foi colocado a solução (ácido sulfúrico) dentro de um balão volumétrico e preenchido com água destilada até chegar aos 200 mL de solução. E para finalizar foi colocado um pouco da solução em um béquer, para ser feita a medição do pH.[pic 9][pic 10][pic 7][pic 8]
Na segunda etapa foi feita a pesagem do hidróxido de sódio de 0,8154 gramas numa balança analítica, como mostra a imagem ao lado. Depois foi colocado a solução dentro de um béquer até que houve a dissolução do hidróxido de sódio, e a solução aqueceu. Após a dissolução do NaOH foi colocada a solução dentro de um balão volumétrico e preenchido com água destilada até chegar aos 200ml de solução. [pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]
...