TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teoria Atômica

Por:   •  4/2/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo de teoria atômica

Aluna: Tawany Bitencourt Domingos

Turma: química Industrial/ Primeiro Período

 

Dalton

 Falando sobre a teoria atômica de Dalton. O cientista Dalton foi um grande influenciador para a química moderna usada nos dias de hoje. Conhecido principalmente pelo seu modelo de átomo, que descreve o átomo como sendo uma esfera maciça e indivisível.

Observando, fazendo pesquisas e se baseando nas leis de conservação de massa e lei de proporção constante, Dalton elaborou algumas hipóteses. Usando como base suas ideias Dalton observou que toda matéria era composta por átomos, que seriam pequenas partículas indivisíveis. Como dito anteriormente ele descreve essas partículas como partículas sólidas, impenetráveis, maciças e móveis.

Ele também propôs que todos os átomos de um elemento são iguais em massa e em suas propriedades, mas que isso não se aplica com átomos de elementos diferentes, mesmo essas compartilhando propriedades e características iguais os similares como eletronegatividade ou fusão e ebulição.

Dalton também propôs que compostos são feitos a partir de elementos diferentes.

Na parte final da teoria atômica de Dalton ele apresentou a ideia de que uma reação química é um rearranjo de átomos, nada a química se cria, nada na química perde, tudo se transforma. Ou seja, a reação química nunca se acaba elas simplesmente se reorganizam e se rearranjam.

A partir das ideias propostas por Dalton, outros cientistas apresentaram outras ideias de teoria atômica, baseando-se em experimentos para que eles pudessem comprovar sua tese. Depois de Dalton o cientista que fez isso foi Joseph John Thomson.

Thomson

O modelo de Thomson proposto no ano de 1898 era contra a teoria de Dalton, onde ele dizia que os átomos eram esferas indivisíveis.

A partir de experimentos com descargas elétricas, Thomson conseguiu refutar Dalton.

O experimento utilizado por ele era feito com uma ampola de Grookes, que é basicamente um vidro fechado com elétron positivo e um negativo, que tem gases e pressões extremamente baixas. Usando esse equipamento ele submeteu os gases que estavam dentro da ampola a voltagens de grandes intensidades, e depois ele observou que apareceram lá dentro emissões em forma de feixes de luzes. Ele chamou esses feixes de raios catódicos.

Em seguida ele foi colocado em um campo elétrico externo e ai ele verificou os raios catódicos eram desviados, esses raio sempre iam em direção a onde a placa estava carregada positivamente, isso mostrou a Thomson que as emissões feitas pelo experimento tinham cargas negativas. Dessa forma ele conseguiu comprovar que a teoria proposta por Dalton que o átomo era indivisível era errada. Ele conseguiu provar que ela possuía uma partícula subatômica negativa, que se denominou-se elétron. Alguns anos depois o cientista Eugen Goldstein, também descobriu que os raios enódicos eram carregados positivamente, sabendo disso descobriram que o átomo além de possuir cargas negativas, tinham também cargas positivas. Thomson a partir daí propôs o modelo atômico apelidado de pudim de passas. Uma esfera positiva com eletros presos a ela, e sua carga elétrica total ficou nula, pois a positividade com a negatividade dos eletros se anularam.

Experimento de Miliikan

Em 1908 o cientista Robert Andrews Millikan realizou um experimento que ficou conhecido como o experimento da gota de óleo, que tinha como objetivo medira carga elétrica do elétron.

Funcionava da seguinte forma a construção do experimento, dentro de um recipiente de vidro ele colocou placas eletricamente carregadas, um positivamente que ficava na parte de cima e outro negativamente que ficava na parte de baixo do recipiente. Entre essas duas placas Millikan colocou uma fonte de raio x, que tinha um tipo de radiação ionizante que quando acionado tinha o objetivo de arrancar elétrons do ar. Do outro lado do recipiente na altura da fonte de raio x ele colocou um microscópio para visualizar, para observar o que acontecia naquele espaço pré-determinado dentro do recipiente. Na parte superior entre a placa carregada positivamente e a altura máxima do recipiente tinha um borrifador de gotículas de óleo preso na lateral.

O experimento funcionava da seguinte forma, Miliikan borrifava as gotículas de óleo dentro do recipiente, essas gotículas desciam em direção a placa carregada positivamente movidas pela ação da gravidade, na placa positiva havia um pequeno furinho por onde eventualmente alguma gotícula de óleo atravessava para a parte que existia a placa carregada negativamente. Quando essas gotículas passavam, Miliikan acionava a fonte ionizante deixando a gotícula carregada de elétrons e consequentemente negativa, a partir do momento em que as gotículas ficavam negativas elas iam subindo em direção a placa positiva que ficava em cima em não mais descia em direção a negativa, pois a placa negativa estava repelindo a partícula de óleo negativa. Ele então pelo microscópio focava em nessa partícula de óleo e diminuía ou aumentava a intensidade do campo elétrico, ele fazia isso até a gotícula se estabilizar no ar, sem descer em direção a placa negativa e nem subir em direção aplaca positiva. A partir dos seus estudos nesse experimento Millikan descobriu a carga e a massa de um elétron.

Rutherford

Voltando a falar sobre modelos atômicos, Rutherford foi um físico e químico que propôs o átomo parecido com um sistema planetário. O modelo atômico dele tem como característica um núcleo positivo e uma eletrosfera negativa. Rutherford utilizou o experimento conhecido como lamina de ouro.

O experimento de Rutherford continha uma caixa de chumbo que lançava um feixe de radiação alfa positiva em direção a uma fina lamina de ouro, ao redor da lamina continha filme fotográfico de forma que formava um círculo com uma pequena parte aberta para passar o feixe de radiação.

Através desse experimento, Rutherford observou que uma parte das partículas atravessavam a lâmina de ouro, algumas outras eram desviadas e outras repelidas. A conclusão final que ele chegou era a partícula do átomo era formado por outras partículas, essas partículas sendo os prótons e os neutros. Os feixes de luz que nem eram desviadas ou repelidos acontecia dessa forma porque passava por onde estava vazio no átomo, e os que repeliam eram as que batiam no núcleo que também era positivo como os feixes alfas de radiação, por isso eram repelidos. Rutherford criou então um modelo atômico de um núcleo positivo com elétrons girando ao redor desse núcleo, como em sistema planetário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com