Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Por: Ana Clara Rocha • 25/7/2019 • Trabalho acadêmico • 6.549 Palavras (27 Páginas) • 231 Visualizações
[pic 1]
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Profissional
e Tecnológica
Ana clara rocha bomfim
Petróleo
EUNÁPOLIS
Novembro de 2018
Ana Clara Rocha Bomfim
Petróleo
Pesquisa apresentada ao Curso de edificações do IFBA- Instituto Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção da média, na disciplina de química, ministrada pela professora Helenice.
EUNÁPOLIS
Novembro de 2018
Sumário
Introdução............................................................................................................... 4
História do petróleo................................................................................................ 5
Usos do petróleo na atualidade............................................................................ 6
Teorias sobre a origem do petróleo.......................................................................6
Teorias inorgânicas...................................................................................................7
Teorias orgânicas ...................................................................................................10
Derivados do petróleo...........................................................................................12
Qualidade do petróleo...........................................................................................14
Tipos..................................................................................................................... 14
Principais países produtores............................................................................. 15 Guerras motivadas pelo petróleo .......................................................................16
Petróleo no Brasil.................................................................................................17
Plataformas de petróleo brasileiras....................................................................17
Pré-sal....................................................................................................................18
Curiosidades.........................................................................................................20
Referências bibliográficas...................................................................................21
Pergunta................................................................................................................22
Introdução
O termo petróleo deriva do latim petroleum, onde petrum significa pedra e oleum significa óleo, tendo como significado o termo “óleo da pedra”. É um líquido viscoso, menos denso que a água e formado por uma mistura complexa de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos (compostos cujas moléculas são formadas somente por átomos de carbono e de hidrogênio) associados a pequenas quantidades de outras classes de compostos que contêm nitrogênio, oxigênio e enxofre.
É conhecido por muitos como “ouro negro”, por ser um composto escuro bastante valioso em termos econômicos. Existem diversas teorias a respeito de sua origem, que são divididas em dois grandes grupos: teorias biogênicas e as teorias abiogênicas.
As teorias biogênicas, também chamadas de orgânicas, são aquelas nas quais a origem do petróleo deriva de restos de animais e plantas, isto é, dos produtos bioquímicos incorporados às rochas sedimentares durante a sedimentação.
Enquanto a teoria abiogênica atribui ao petróleo uma origem exclusivamente abiogênica, a partir de sínteses inorgânicas.
As grandes reservas de petróleo se encontram, predominantemente, em países do oriente médio e sua extração é custosa e, muitas vezes, de difícil acesso, tendo riscos para os trabalhadores e para o meio ambiente.
Este trabalho busca falar sobre algumas das diferentes teorias sobre a origem do petróleo, seus derivados, histórico, qualidade, petróleo no Brasil e no mundo, pré-sal, acidentes na sua exploração, principais plataformas brasileiras e algumas curiosidades.
História do petróleo
O petróleo é conhecido desde a mais remota antiguidade. Isto porque, sendo um fluido em equilíbrio precário na subsuperfície, tem a tendência de escapar para a superfície sob a forma de exsudações, expondo-se à curiosidade dos homens.
A utilização do petróleo, para os mais diversos fins, pelas civilizações mais antigas, está bem documentada na literatura. A Bíblia, por exemplo, apresenta diversas citações, como a calafetagem da arca lendária construída por Noé, em preparação para o advento do dilúvio.
Os fenícios utilizaram largamente o “betume”, material que pode tanto ocorrer na natureza como ser obtido artificialmente, em processo de destilação do petróleo, para calafetamento de suas embarcações. Na Mesopotâmia e no Egito, o petróleo era bastante utilizado como argamassa nas construções, na pavimentação das estradas e outras finalidades, como no processo de embalsamento, muito difundido no Egito.
No Novo Mundo, o petróleo também era conhecido desde tempos remotos. Índios pré-colombianos, como os Karnkawa dos Texas (E.U.A), utilizavam este produto para decorar e impermeabilizar seus potes de carâmicas. Os incas, os mais e outras civilizações índias antigas também estavam bem familiarizadas com o petróleo, dele se aproveitando para diversos fins (remédios, combustível, artefatos bélicos etc.).
O homem, com tantas utilizações do petróleo em épocas mais remotas, certamente, passou a especular sobre a origem deste fluido desde a primeira vez que veio a utilizá-lo, por curiosidade ou intuição. Entretanto, somente a partir dos três últimos séculos, é que o assunto passou a ter tratamento aprofundado e de caráter científico.
...