TIC No Ensino De Química - Uma Análise das Formas de Mediação Presentes nos Anais dos XIX e XX ENEQ.
Por: ale4445 • 1/7/2022 • Trabalho acadêmico • 536 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Utilização Mediadora das TICs No Ensino De Química- Uma Análise Do XIX e XX ENEQ.
Alessandra dos Santos Silva 1(IC), Rodrigo Claudino Diogo 2().
1Instituto Federal de Goiás- Campus Anápolis.
2 Instituto Federal de Goiás- Campus Anápolis.
Indicar o autor principal (aquele que irá apresentar o trabalho) com um asterisco após seu nome.
Inserir aqui o(s) as instituições de origem dos autores (letra Arial 9, em itálico).
Palavras Chave: Ensino de Química, TIC, ENEQ.
Introdução
O ensino de química nos últimos anos vem sendo permeado pela proposta da inserção das TICs em seu contexto. Segundo PRATES1 “o campo educacional se encontra desafiado a cumprir sua função de socializadora do conhecimento propriamente dito, garantindo o acesso com qualidade a todas as pessoas, adaptando-se aos avanços tecnológicos”. Não obstante, salienta-se que, o ato de implementar as TICs no ambiente escolar por si só apenas evidencia o uso da tecnologia como uma inovação conservadora (CYSNEIROS2, 1999).
Objetivando a análise dos parâmetros de utilização das TICs e da prática discente, foram examinados os trabalhos apresentados no XIX e XX Encontro Nacional de Ensino de Química por meio da perspectiva abordada por Coll e Monereo3, na qual expõe uma tipologização do uso das TIC na informação formal através de 5 categorias: TIC como instrumento mediador da relação entre alunos e conteúdo de aprendizagem; TIC como instrumento mediador da relação entre professores e conteúdo de ensino e aprendizagem; TIC como instrumento mediador da relação entre professores e alunos ou dos alunos entre si; TIC como instrumento mediador da atividade conjunta desenvolvida por professores e alunos durante a realização das tarefas ou atividades de ensino e aprendizagem; TIC como instrumento configurador de ambientes ou espaços de trabalho e aprendizagem.
Resultados e Discussão
Na revisão realizada nos anais dos XIX e XX ENEQ’s foram encontrados um total de 45 trabalhos na área TIC. Destes, apenas 21 contemplavam a participação dos alunos. No requisito classificatório estabelecido pela análise, a maior parte dos trabalhos se encontravam na categoria TIC como instrumento mediador aluno-conteúdo de aprendizagem, seguido por TIC como instrumento mediador da atividade conjunta professor-aluno durante realização de atividades de ensino aprendizagem, TIC como instrumento mediador professor-conteúdo e TIC como instrumento mediador das relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si. Como apontado na Figura 1.
Figura 1: Mediação segundo Coll e Monereo.
[pic 3]
Conclusões
Foi evidenciado que a maioria dos trabalhos se encontram no âmbito TIC aluno-conteúdo, dito isto, é notável a existência de uma lacuna para as demais classificações de TIC. Devido à grande utilização das tecnologias no ensino remoto decorrente da pandemia é esperado que ocorra um avanço na elaboração das mesmas nos próximos anos.
Agradecimentos
Ao meu amado esposo e minha querida Clarice, fiéis motivadores do meu progresso.
____________________
...