VERIFICAR A PRESENÇA OU AUSÊNCIA DE ALCALOIDES NA MATÉRIA-PRIMA VEGETAL
Por: deboraal • 18/4/2016 • Projeto de pesquisa • 707 Palavras (3 Páginas) • 391 Visualizações
Grupo:Bruna Macedo, Débora Almeida, Laudisnei Pacheco, Kristiany Castro
PRÁTICA: VERIFICAR A PRESENÇA OU AUSÊNCIA DE ALCALOIDES NA MATÉRIA-PRIMA VEGETAL
1 INTRODUÇÃO
Os alcaloides representam um grupo de produtos naturais que sempre influenciou muito a história econômica, médica, política e social da humanidade. Muitos desses agentes exercem potentes efeitos fisiológicos sobre o organismo e os sistema dos mamíferos, constituindo importantes agentes terapêuticos. É difícil definir os alcaloides porque, do ponto de vista químico constituem um grupo heterogêneo de substâncias nitrogenadas e de caráter básico.
Esses compostos são encontrados nos vegetais predominantemente na forma combinada, com ácidos orgânicos, e em concentração menor, na forma livre. Nesta forma, são insolúveis em meio aquoso e solúveis em solventes orgânicos como clorofórmio, éter e benzeno; na forma de sal, a solubilidade é inversa. O grau de alcalinidade que apresentam é variável, dependendo da disponibilidade do par de elétrons do nitrogênio, podendo revelar caráter ácido quando este é quaternário. Usualmente, são detectados por meio dos reativos gerais de alcaloides (RGA), com os quais formam turvação a precipitação em meio ácido.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Material
Tubo de ensaio
KI
H2SO4 a 1% e concentrado
HNO3 concentrado
Algodão
HCl concentrado
NH4OH á 1 mol/L
Acetona
CHCl3
KOH 10%
Cápsulas de porcelana
Tela de amianto
Bastão de vidro
Tripé de ferro
K2Cr2O7
Béqueres de 50 mL
Nitrato de Bismuto
Balão Volumétrico 50 e 100 mL
Funil de separação
2.2 Procedimentos:
2.2.1- Reagente de Dragendorff
Preparo:
1. Dissolver cerca de 0,5g de nitrato de bismuto em 10ml de água destilada, agite, e acrescente mais 10 ml de HCL concentrado e agite novamente.
2. Dissolver 4g de iodeto de potássio (KI) num pequeno volume de água destilada o suficiente para que dissolva o sal completamente.
3. Misture as duas soluções e deverá observar-se a formação de uma cor laranja escura.
2.2.2- Compostos Indólicos:
Extração:
1. Coloque cerca de 1g da matéria seca em um bequer de 50 mL, acrescente cerca de 10 mL de H2SO4 (ácido sulfúrico) a 1% e misture e ferva por cerca de 2 min.
2. Filtre com o auxílio de um conta – gotas com a ponta enrolada em algodão e alcalinize com hidróxido de amônio (NH4OH) á 1 mol/L até que se aproxime do pH 7,35. Adicione 7 mL de clorofórmio (CHCl3) e deixe em repouso durante 10 min.
3. Separe a fição clorofórmica em um funil de separação, e divida em 3 tubos de ensaio, evapore a solução em banho – maria até secura e logo em seguida realize o teste a seguir.
Identificação:
1. Adicione cerca de 1 ou 2 gotas de H2SO4 concentrada aos resíduos formados nos tubos de ensaio, misture, acrescente aos poucos cristais de K2Cr2O7 agite por cerca de 5 min e anote os resultados.
Obs.: Resultado positivo para compostos indólicos → coloração violácea que passa a vermelha.
Resultados:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.2.3- Compostos Púricos:
Extração:
...