Volumetria de Complexação: Determinação da dureza da água
Por: Rafaelpchco • 25/4/2018 • Relatório de pesquisa • 969 Palavras (4 Páginas) • 612 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
BACHARELADO EM QUÍMICA
JENIFFER BUBNIAK
LUCAS BORGES
RAFAEL PACHECO PINTO
VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO: DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA DE QUÍMICA ANALÍTICA
CURITIBA
2017
JENIFFER BUBNIAK
LUCAS BORGES
RAFAEL PACHECO PINTO
VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO: DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA
Relatório com a finalidade de mostrar a metodologia e o procedimento prático realizado no laboratório de química analítica no dia 08/11/2017 que foram determinadas as concentrações dos íons Ca2+ e Mg2+ em uma amostra de água mineral da marca Ouro Fino.
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA DE QUÍMICA ANALÍTICA
CURITIBA
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. MATERIAIS
2.1 Materiais
2.2 Reagentes
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Solução de EDTA
3.2 Dureza da água
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
4.1 Padronização
4.2 Dureza da água
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
1.INTRODUÇÃO
Água dura é chamada a água que tem concentrações elevadas dos íons Ca2+ e Mg2+ , comumente, e a determinação dessa “dureza” é importante para resolver problemas do nosso dia-a-dia.
Águas duras causam problemas tanto em casa como na indústria. Esses íons reagem com o sabão criando sais insolúveis em água. Como consequência, o sabão perde algum do seu poder de limpeza e os sais insolúveis destes iões aderem a lavatórios, banheiras, equipamento industrial, etc. Relativamente à saúde humana, apesar de serem minerais essenciais à vida humana, quando ingeridos em doses elevadas, podem levar a problemas de saúde como a osteoporose, pedras nos rins, hipertensão, resistência à insulina, entre outros.
Além desses problemas, as águas duras causam uma série de inconvenientes, como manchar louças, é desagradável ao paladar, deposita sais em equipamentos, gasta muito sabão para formar espuma, dá lugar a depósitos perigosos em caldeiras e aquecedores, entre outros problemas.
Titulações complexométricas são extremamente úteis para a determinação de grande números de metais. Esta técnica tem alcance de milimol (10-3 mol ~ 10-3 gramas) e pelo uso de agentes auxiliares e controle do pH, a seletividade necessária pode ser alcançada. E o EDTA (ácido etilenodiaminotetracético - C10H16N2O8) é um produto químico que liga e mantém minerais e metais como o cromo, ferro, chumbo, mercúrio, cobre, alumínio, níquel, zinco, cálcio, cobalto, manganês e magnésio. Quando eles estão vinculados, eles não podem ter nenhum efeito no corpo e são removidos do corpo e formando estruturas estáveis do tipo 1:1.
Pretende-se através da prática determinar a dureza total da água mineral da marca Ouro Fino através da complexação com EDTA.
2. MATERIAIS
2.1 Materiais
- 2 erlenmeyers de 250 mL;
- Bureta de 25 mL;
- 3 pipetas graduadas de 5 mL;
- Pipeta volumétrica de 100 mL;
- Balança;
- Papel indicador universal;
- Pêra;
- Bastão de vidro;
- Béquer de 50 mL;
- Vidro de relógio;
- Balão volumétrico de 100 mL;
- Espátula.
2.2 Reagentes
- EDTA P.A.;
- CaCO3 ;
- NH4OH concentrado;
- HCl concentrado;
- Pastilhas tampão para determinação da dureza;
- Solução de NaOH - 1 mol.L-1;
- Indicador murexida;
- Indicador negro de eriocromo T;
- Amostra de água mineral Ouro Fino.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Solução de EDTA
Pesou-se 0,37224g de EDTA e o mesmo foi transferido para um balão volumétrico de 100 mL e completou com água destilada até a aferição. Em seguida foi padronizada a solução de EDTA com 0,01g de CaCO3. A massa de CaCO3 foi dissolvida com um pequeno volume de HCl e, em seguida, adicionado 70 mL de água destilada, uma pastilha de tampão, uma pequena quantidade do indicador negro de eriocromo T e ajustou-se o pH da solução até ficar altamente alcalino. Então se repetiu o experimento em duplicata. Foram efetuadas a titulação e os cálculos de padronização para essa solução.
...