AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS
Por: thiiagmonteiro • 10/12/2018 • Tese • 470 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
Aluno: Thiago Monteiro
RESENHA CRÍTICA: ESTRATÉGIAS EMERGENTES OU DELIBERADAS
A estratégia está inteiramente ligada com a essencial do negócio. Por isso, sua complexidade. Neste contexto, as estratégias deliberadas consistem na antecipação de cenários, ou seja, prever acontecimentos futuros e fazer um planejamento prévio de suas ações. Já estratégias emergentes, como o próprio nome se refere, trata-se de estratégias que emergem pela organização em resposta a uma situação ou demanda do ambiente.
Logo, na análise dos dados dos casos apresentados pelo artigo “Estratégias Emergentes ou Deliberadas: um estudo de caso com os vencedores do prêmio “Top de Marketing” da ADVB”, as etapas apresentadas para estratégia foram (a) análise da situação; (b) definir os objetivos; (c) elaboração de planos de ação; (d) elaboração de um programa de controle; (e) ações adaptativas; (f) resultados versus objetivos.
Nesta resenha crítica, vamos abordar especificamente o item: elaboração de planos de ação, que consiste no passo seguinte a definição dos objetivos e que busca definir quais as ações a empresa pretende tomar em certo período de tempo para atingir o objetivo proposto. Das 14 empresas estudadas, 13 realizam o plano de ação, representando que essa ação é fundamental para uma estratégia eficaz, visto que empresas de sucesso (como nos casos apresentados) veem desenvolvendo está prática e obtendo bons resultados.
Esse plano de ação visa definir um cronograma de um conjunto de ações para atingir determinado objetivo, isso é fato. Sendo assim, quanto mais comprometida e envolvida for à equipe, maiores são as chances de atingir o objetivo proposto dentro do prazo determinado.
Conforme abordado no texto, o plano de ação é o elo entre o planejamento e a ação propriamente executada. Isso quer dizer que, o plano precisa ser desenvolvido de forma estratégica e viável, para que as ações sejam possíveis na realidade prática. Um grande problema das organizações atualmente é não planejar seu futuro de forma estratégica, por outro lado, outro grande problema é planejar ações mais não coloca-las em prática.
Então, a complementariedade e continuidade do projeto são o segredo para o sucesso estratégico. Ou seja, precisa-se definir um plano contendo “o que fazer”, “porque fazer”, “quem fará”, “como fará”, “onde fará” e “que prazo fará”. Para assim, orientar as pessoas das ações a serem tomadas. Com o plano detalhadamente e claramente desenvolvido é fundamental atribuir responsabilidades aos membros. Para que assim, as pessoas compreendam seu papel com o todo e com o sucesso da estratégia.
Sem dúvida, essa etapa é de grande importância e precisa de muito investimento de tempo, pesquisa, envolvimento e inteligência. Somente assim, fornecerá subsídios para as etapas seguintes, possibilitando o cumprimento das ações pretendidas e o atingimento dos objetivos.
A arte de pensar estrategicamente e planejar de forma eficaz são fundamentais para um bom administrador, principalmente relacionado com a área de marketing, a qual requer soluções para demandas atuais e futuras.
...