A Ética em Marketing
Por: alielaitak • 15/4/2015 • Seminário • 822 Palavras (4 Páginas) • 191 Visualizações
INTRODUÇÃO
O Programa de Alimentação do Trabalhador –PAT,foi instituído pela Lei n 6.321,de 14 de Abril de 1976 e regulamentado pelo decreto n 5,de 14 de Janeiro de 1991,e prioriza o atendimento aos trabalhadores de baixa renda,isto é,aqueles que ganham até cinco salários mínimos mensais.Este Programa,estruturado na parceria entre Governo,empresa e trabalhador,tem como unidade gestora a Secretaria de Inspeção do Trabalho/Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.
O PAT é um programa de adesão voluntária que busca estimular o empregador a fornecer alimentação nutricional adequada aos trabalhadores de baixa renda.
O PAT é um programa do governo que visa o bem estar do trabalhador,de um modo geral este programa é de grande valia para o colaborador e a empresa.
O programa além de fornecer alimentação nutritiva para os funcionários,também abrange outros meios de benefícios,que de certa forma também beneficia sua família.
O PAT abrange foi criado pelo governo ,é bem aceito na maioria das empresas tanto públicas como privadas.
Para que serve o PAT?
Para um melhor atendimento das necessidades nutricionais do trabalhador.
Que benefícios pó PAT engloba?
Alimentação,cestas básicas,cartão alimentação,tickets,etc....
Que funcionários tem direito ao PAT?
1.1.OBJETIVOS
1.1.1.OBJETIVO GERAL:
O principal objetivo do PAT é a melhoria das condições nutricionais do trabalhador,de forma a promover sua saúde e diminuir o número de casos relacionados a doenças relacionadas a nutrição.
Dentre os principais resultados, podemos citar:
>Melhoria da capacidade e resistência do trabalhador;
>Redução da incidência e da mortalidade de doenças relacionadas a hábitos alimentares;
>Maior integração entre trabalhadores e empresa,com a conseqüente redução das faltas e da rotatividade;
>Aumento na produtividade e na qualidade dos serviços;
O PAT proporciona ao trabalhador uma melhoria de vida significativa,aumentando a produção ,e poupando tempo para o descanso do mesmo.
1.1.2.OBJETIVOS ESPECIFICOS
Os objetivos específicos do PAT,são uma qualidade de vida melhor ao colaborador,um conforto ao mesmo,já que elimina o deslocamento do local de trabalho.
O Programa também permite um maior envolvimento da empresa com o seu funcionário,pois o PAT coloca todos como iguais,já que os benefícios também abrange superiores das organizações.
A empresa também é beneficiada com subsídios,e abatimento em impostos,para que ela seja incentivada a sempre manter o programa ativo em sua organização.
1.2.JUSTIFICATIVA
O tema dessa pesquisa foi escolhido para apontar os benefícios do PAT na vida do trabalhador e da empresa.
Queremos demonstrar que para ambos ,há um benefício real,para a empresa o abatimento de taxa e isenção de impostos.
Para o trabalhador além da nutrição ,é uma forma de ajuda e o coloca em uma posição de conforto,pois elimina o deslocamento do mesmo até a sua residência,lhe trazendo um bem estar no momento da sua alimentação.
Buscamos pesquisar benefícios,regras gerais,e informações relevantes sobre o programa.
2.REFERENCIAL TEÓRICO
As vantagens para o empregador optante pela tributação com base no lucro real pode deduzir parte das despesas com o PAT.
O Programa permite uma reflexão mais ampla sobre o Direito Humano à alimentação e ,especialmente,sobre questões econômicas e sociais da alimentação do trabalhador.Enfatize-se que recentemente a Emenda 64 introduziu a alimentação do trabalhador entre os direitos sociais constitucionais(CF ,Art.6).
Para o empregado podemos citar a redução de gastos pessoais referentes ao custo de sua alimentação;aumento da capacidade de aprendizado,melhorando o nível de aprendizado;melhoria das condições nutricionais com reflexo positivo para sua saúde.
Há várias modalidades de atendimento como:
>Serviço próprio:o empregador se responsabiliza pela seleção e aquisição de gêneros aliment´cios,podendo estes ser preparados e servidos aos trabalhadores(refeições),ou entregues devidamente embalados para transporte individual.
...