A ANTARTICA E BRAHMA
Por: Jota_A • 11/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 529 Palavras (3 Páginas) • 356 Visualizações
Atividade supervisionada- Conceitos básicos de gestão
Participantes do grupo:
Aline de Souza Santos - matricula: 2016102938
Jonathan Almeida de Lima - matricula: 2016103479
Rosana Lisboa da Silva - matricula: 2016103366
Turma: 463
Orientadora: Luciane
Após analise de estudo de caso, responda:
- Brahma e Antarctica sempre foram velhas e tradicionais concorrentes. Por que substituíram a competição agressiva pela associação e cooperação?
Brahma e Antarctica decidiram se associar com a intenção plena de aumentar a lucratividade e de ganhar o mercado nacional e internacional, elas enxergaram que juntas suas chances de assumir o controle do mercado brasileiro e as condições de disputar com o consumidor internacional seriam maiores, expandindo assim sua produção e dificultando o aparecimento das outras marcas de menor escala. Conseguindo desta forma disputar de igual para igual com o mercado externo, o que separadas seria muito mais complicado e inalcançável, onde hoje se tornaram umas das maiores empresas de bebidas do mundo.
- Quais foram as possíveis vantagens e desvantagens da megafusão para cada uma das empresas envolvidas.
Desvantagens: Uma desvantagem apesar de passageira foi a unificação da administração das duas empresas imagina-se que fazer duas arquirrivais trabalharem juntas em prol de um bem comum deve ter sido algo complexo; as duas empresas juntas deve ter enfrentado uma pressão maior (por conta da dimensão que elas atingiram).
Vantagens: Uma vantagem evidente e a redução de custos por meio da concentração de produção; com a megafusão a empresa aumentou seus lucros; a eliminação de uma grande concorrente, pois se tornou aliada com o mesmo objetivo; obteve um reconhecimento maior.
- No seu ponto de vista, quais os fatores que levaram a essa megafusão?
A busca por ampliar as produções e o seu local no mercado externo, podendo assim: atingir novos países, novos consumidores, diminuir a influência das concorrências, aumentarem o lucro, etc. Mas o fator chave desta megafusão além desses fatores já citados foi o lucro e a quebra da concorrência.
- Em 2004 a Ambev é comprada pela empresa belga Interbrew formando a Imbev. Explique como os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira conquistaram o mundo das cervejarias?
O trio de brasileiros conquistou o mundo das cervejarias comprando empresas em dificuldades porem com nomes fortes e reformular a gestão, através do método deles de administrar suas empresas, eles buscavam sempre o conhecimento e tinha uma linha de gestão inovadora para ter sucesso o que para eles uma gestão inovadora é suficiente para destacar um produto ou modelo de negocio tradicional, eles também matem uma cultura de simplicidade e buscam sempre acreditar em seus funcionários. Eles acreditam que assumir riscos e necessário para o crescimento, mas também sabem que para assumir riscos e necessário ter conhecimento daquilo que se quer assumir por isso investem numa gestão inovadora e incentivam a aqueles que trabalham juntos deles a adquirir sempre novos conhecimentos, muitas das vezes pagando cursos para seus funcionários no exterior e estes funcionários têm o dever de trazer novos conhecimentos e enriquecer ainda mais a empresa. Os três matem sempre o ideal de ser impessoal, ter fome, ter boas ideias, ter fanatismo e principalmente ser simples.
...