A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Por: Diana Santos • 28/5/2019 • Dissertação • 508 Palavras (3 Páginas) • 654 Visualizações
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
NOME: DIANA SILVA SNTOS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: WANDERLY DO CARMO SILVA
TUTOR: ELLIS LAKISS
MATRICULA: 01210018
DISCIPLINA: PRÁTICA PR OFISSIONAL I
Por que a inovação se tornou algo tão importante? Por que diferentes países, especialmente os mais ricos, investem somas crescentes para desenvolver o potencial inovador de suas empresas? A razão é que os processos inovadores, expressos em novos produtos, processos e patentes, têm relação direta com o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e o aumento da competitividade, fator essencial para o progresso das empresas e das economias nacionais.
Michael Porter, professor norte-americano conhecido por ser uma autoridade em estratégia empresarial, considera que as empresas podem concorrer por diferenciação ou por preço. A empresa que concorre por preço normalmente tem uma linha de produtos padronizados e busca reduzir seus custos, entre eles o de mão-de-obra. A empresa que concorre por diferenciação procura lançar bens que se destacam no mercado e pelos quais as pessoas se dispõem a pagar mais. É de se entender, portanto, que essas empresas passem a se organizar internamente para o desenvolvimento de novos produtos e processos, tendo como objetivo criar um diferencial, e não necessariamente baixar custos. Nesse caso a mão-de-obra é um gerador de riqueza e não mais um item na coluna dos custos.
Diante o que foi apresentado, responda às questões abaixo:
- O que é inovação?
- Qual a diferença entre inovação incremental e inovação de ruptura?
- Como as pessoas que trabalham em uma organização podem contribuir para a sustentabilidade do negócio por meio da inovação?
- O que deve ser feito pelas empresas para que as ideias dos colaboradores sejam ouvidas e implementadas?
1. Ação ou efeito de inovar, aquilo que é novo, coisa nova, novidade.
Inovar é explorar novas ideias ou readaptar as ideias dos outros de forma única ou original de modo que esta readaptação seja o objetivo desejado inicialmente pelo idealizador.
2. Inovação incremental não tem por habito romper paradigmas, tão pouco agregar nova funcionalidades inexistentes em produtos serviços ou processos; Inovação de ruptura ou disruptiva vem para criar novos mercados e desestabilizar a concorrência, permite navegar por oceanos azuis. É geralmente algo simples e mais barato, além de atender, um publico e um mercado diferente, talvez nunca pensado até aquele momento. A inovação disruptiva tem o objetivo de quebrar paradigmas.
3. Com o empreendedorismo corporativo, que é aplicar a atitude de empreendedor no âmbito corporativo. A presença de empreendedores em uma empresa potencializa o seu crescimento.
4. As empresas devem oferecer ambiente de trabalho favorável a inovação e criatividade, para seus colaboradores, permitindo que a equipe esteja sempre motivada com um clima no ambienta de trabalho satisfatório.
Fontes:
http://www.ideiademarketing.com.br/2015/11/11/inovacao-incremental-ou-disruptiva-voce-sabe-a-diferenca/
...