A Administração e suas perspectivas
Por: Suêdes Nascimento dos Santos • 29/4/2015 • Ensaio • 958 Palavras (4 Páginas) • 492 Visualizações
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Vivemos em uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as organizações são compostas de pessoas e de recursos não-humanos. As organizações são heterogêneas e diversificadas, de tamanhos, características, estruturas e objetivos diferentes.
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não. A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que trata do estudo da administração das organizações.
O administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. Segundo Levitt o conhecimento do administrador é apenas um dos múltiplos aspectos da sua capacidade profissional. De acordo com a lei de indeterminação de Heisenberg: o processo de se observar um fenômeno altera esse fenômeno, na administração a presença do profissional afeta e modifica sua função.
Existem três tipos de habilidades:
- Habilidades Técnicas: realização de tarefas por meio da experiência profissional;
- Habilidades Humanas: estão relacionadas à interação com pessoas;
- Habilidades Conceituais: diagnosticar situações e formular alternativas de solução dos problemas.
Essas três habilidades em conjunto com as competências de quem é capaz de fazer, constituem o maior patrimônio pessoal do administrador: o seu capital intelectual. O grande forte esta em adquirir competências duráveis, pois em um mundo em continua mudança e transformação, a aquisição de uma nova competência necessária implica o abandono de outra velha e ultrapassada.
As três competências duráveis para o administrador ser bem sucedido são:
- Conhecimento: o administrador deve atualizar-se e renová-lo continuamente;
- Perspectiva: colocar o conhecimento em ação;
- Atitude: comportamento do administrador.
Essas competências duráveis podem ser denominadas como a santíssima trindade responsável pelo sucesso do administrador.
De acordo com Mintzberg é possível identificar dez papeis do administrador: representação, liderança, ligação, monitoração, disseminação, porta-voz, empreendimento, resolução de conflitos, alocação de recursos e negociação. E dividi-las em três categorias:
- Interpessoal: é o relacionamento com as pessoas.
- Informacional: é a atividade para manter e desenvolver a rede de informações.
- Decisorial: o administrador deve fazer escolhas ou opções usando habilidades humanas e conceituais.
Administrar é mais do que supervisionar pessoas, cuidar de recursos e de atividades.
Inovação é a palavra de ordem.
A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Em tempos de improbabilidades, a administração tornou-se o foco da humanidade. Tendo como tarefa básica fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. Independente de qual seja a organização, eficiência e eficácia dependem da capacidade dos que exercem a função administrativa. A administração é a chave para a solução dos problemas que afligem a atualidade mundial.
CONTEUDO E OBJETO DE ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minester (subordinação ou obediência), e quer dizer aquele que presta serviço a outro. A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.
Principais teorias administrativas:
- Administração Cientifica
- Teoria Clássica
- Teoria Neoclássica
- Teoria da Burocracia
- Teoria Estruturalista
- Teoria das Relações Humanas
- Teoria do Comportamento Organizacional
- Teoria do Desenvolvimento Organizacional
- Teoria da Contingência
- Novas Abordagens na Administração.
O ESTADO ATUAL DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Cada teoria administrativa surgiu como resposta aos problemas empresariais proeminente de sua época e todas foram bem-sucedidas nas soluções especificas para tais problemas. Um bom administrador necessita ter conhecimento de cada teoria administrativa para assim ter amplas alternativas para solucionar as dificuldades atuais.
Existem seis variáveis principais que compõem o estudo da administração das organizações das empresas, cada uma influencia e é influenciada pela outra, sendo assim se uma sofre mudanças todas as demais também sofrerão. Essas variáveis são: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e compatibilidade. A adaptação entre essas variáveis constitui o desafio da administração.
...