A Atividade Introdução a Gestão da Qualidade
Por: Mateus Merçon • 20/9/2021 • Trabalho acadêmico • 875 Palavras (4 Páginas) • 102 Visualizações
16/08/2021
UFES – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
MATEUS NEVES MERÇON E MATEUS CAVATI DE ALCANTARA
1 –
Manufatura:
Os processos em Manufatura são:
a) Processos de produção contínua:
As principais características são:
- Fabricação de produtos padronizados
- Produção acelerada
- Equipamentos realizam as mesmas operações e não há paradas
- Exige alta eficiência e é pouco flexível
- Grandes quantidades, altos custos de produção (fixo e variável) e ganhos de escala
- Tarefas repetitivas e automatizadas
b) Processos de produção em massa:
Apresenta características semelhantes ao processo de produção contínua, com a diferença de que esse modelo, mesmo apresentando uma baixa variedade de produtos, essa variedade, é um pouco maior do que o contínuo.
c) Processos de produção em lotes ou bateladas:
Também conhecida como "produção intermitente". Nesse processo, a produção é feita em lotes. Cada lote do produto vai sofrendo operações em cada seção específica da produção. Ao término da operação realizada no lote daquele produto, todo o lote passa para a próxima seção e imediatamente lotes de outros produtos tomam seu lugar nas máquinas que ficaram vazias, e assim sucessivamente até sair o lote acabado de cada produto.
d) Processos de produção de projeto:
Cada projeto é um produto único, não havendo, a rigor, um fluxo do produto. Tem-se uma sequência de tarefas , ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetitividade. É o caso dos grandes projetos, como a construção de um navio, construção civil, produção de filmes, etc.
e) Processos de Jobbing.
São processos com as características da produção de projetos, mas têm uma dimensão bem menor e um tempo mais curto de execução, sendo realizados junto com outros tantos produtos.
Serviço:
Os processos em serviço são:
- Serviços profissionais:
As principais características são:
- Organizações de alto custo
- Altos níveis de customização
- Alto contato
- Muito tempo de pessoal é despendido (fazer dispêndio)na linha de frente e este pessoal possui considerada autonomia no atendimento
- Relação de funcionário por cliente é alta
- São baseados em pessoas , em vez de equipamentos, com ênfase no processo (como i serviço é prestado) e vez de no “serviço” (o que é fornecido)
- Lojas de serviço:
- Possui níveis médios de contato com os clientes. O serviço é proporcionado através de combinações de atividades dos escritórios e da linha de frente e da retaguarda, pessoas e equipamentos e ênfase no produto/processo
- Customização, volumes de clientes e liberdade de decisão do pessoal, que as posiciona entre os extremos do serviço profissional e de massa.
- Tempo de contato limitado e pouca customização.
- Alto volume
- Predominantemente baseados em equipamentos e orientados para o “produto”, com a maior parte do valor adicionado no escritório de retaguarda.
- Pouca atividade de julgamento exercida pelo pessoal da linha de frente. O pessoal, em geral não profissional, provavelmente tem uma divisão do trabalho precisamente definida e deve seguir procedimentos preestabelecidos.
- Serviços de massa:
São serviços que atendem uma grande quantidade de clientes por dia em uma unidade típica, de forma padronizada, visando os ganhos em escala.
2 – Geralmente os serviços hospitalares possuem uma alta variedade e um alto volume. Sendo assim tendem a serem melhores classificados como serviços profissionais. Porém, no caso desse hospital em específico, os serviços possuem alguns aspectos que se aproximam ao serviço de massa como por exemplo: o hospital é focado em apenas um procedimento, que é realizado através de um método único onde busca excluir o maior número possível de variáveis.
...