A Auditoria e Controladoria
Por: Isaias Chaves • 15/6/2016 • Trabalho acadêmico • 315 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
BACHAREÇLADO EM ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA
ATIVIDADE I – AUDITORIA E CONTROLADORIA
BARRA DO CORDA – MA
2016
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
BACHAREÇLADO EM ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA
ISAIAS CHAVES BARBOSA
ATIVIDADE I - AUDITORIA E CONTROLADORIA
Trabalho para obtenção de nota da disciplina Auditoria e Controladoria do curso Bacharelado em Administração Pública da Universidade estadual do Maranhão – UEMA,
BARRA DO CORDA – MA
2016
IMAGINE QUE SEU MUNICÍPIO NÃO EXISTA ÓRGÃO DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL INSTITUÍDO. VOCÊ FOI DESIGNADO PARA APRESENTAR UM ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DESSE ÓRGÃO. RESPONDA:
1) Quantos servidores você sugeriria para compor esse órgão?
Cinco (5) Servidores.
2) Em que posição no organograma (estrutura organizacional) da Prefeitura você alocaria esse órgão (ex.: assessoria ou staff do Prefeito, ligado a uma secretaria, tipo Administração, Finanças ou Planejamento)?
A fiscalização financeira – Aonde venha à administração dos recursos financeiros está sendo realizada de acordo com as normas e princípios da administração pública, não só com relação à arrecadação, gerenciamento e aplicação dos recursos.
3) Que atribuições esse órgão teria que desempenhar (ex.: auditorias nas secretarias, controle prévio da autorização de empenhos etc.)?
Auditorias nas secretarias - No âmbito público, auditoria é um conjunto de técnicas utilizadas para avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e, bem assim, a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal. Sua finalidade básica é comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional, contábil e finalística dos órgãos da administração direta e das entidades da administração indireta (autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais empresas controladas direta ou indiretamente pela União), bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, quando legalmente autorizadas nesse sentido.
...