A Captura do Poder Político
Por: Livaduartte • 20/5/2018 • Dissertação • 558 Palavras (3 Páginas) • 317 Visualizações
[pic 1]
Nosso texto se chama A captura do Poder político, do autor DOWBOR, Ladislau. Iremos utilizar 3 imagens que ilustram as ideias principais do texto, essas imagens foram apresentadas em um texto feitas por Gonzalo Berrón e Luz González.
O texto nos remete a uma ideia de privatização da democracia, que estaria associado a influencias de algumas empresas privadas que por meio de pressões acabam capturando certo poder politico, E o termo utilizado para isso é o LOBBY. O lobby seria exatamente essa pressão das empresas privadas que resultam em conquistas politicas ao seu favor. Essa não é uma pratica considerada “ilegal”, sempre existiu porém tem se intensificado muito nos últimos anos. A imagem nos ilustra essa situação em que alguns ATORES ECONOMICOS (empresas como bancos , fundos de investimentos) conquistam poder em decisões politicas através de finacimanteo de campanhas, negociações entre eles, entre outras formas, resultando assim em uma captura econômica, ou seja um beneficiamento a favor dos seus interesses financeiros. Assim ele exemplica a GOOGLE que na Europa utiliza varias situações de loobs para se beneficiar e enfrentar situações de resistência a sua dominação. Assim, as leis e as politicas se tornam favoráveis a pequenos grupos econômicos.
E nesse mesmo cenário, a maior parte da popução se prejudica disso, e o povo para conseguir os seus benefícios tem que apelar para movimentos sociais, sindicatos , ongs, conforme ilustra a foto.
[pic 2]
E a partir dessa ideia se tem a captura de poder. O texto nos cita alguns tipos de forma de captura de poder. A primeira imagem está associado ao que foi dito anteriormente, sobre o poder de influencia das empresas utilizando o lobby . NA segunda imagem nos mostra a captura política utilizando ideologias e meios culturais. São apresntados o controle da informação, em que a mídia controla aquilo que vai ser divulgado mediante interesses privados, tornando a população conhecedor apenas daquilo que está sendo divulgado. È exemplificado o caso que a associação de fumo e câncer demorou a ser divulgado devido a interesses de empresas. É apresentado o controle de poder com relação a meios científicos em que são veiculados informações sobre artigos científicos para desmistificar problemas, porem utilizam para isso um meio perigoso: lançam uma serie de informações sobre um tema, e essas informações forma opiniões e atitudes de cientificas e que podem não conter tantas verdades, pois foram estimuladas para beneficio de empresas.
É apresentado também a captura econômica que se dá por empréstimos bancários que acarretam altos juros e que o governo fica a marce de empresas privadas devido a esses altos juros, “dando “ poder a elas de interferência, pois se cria uma relação de divida entre eles.
E por fim a captura de poder utilizando o âmbito internacional em que a ONU, OMS estão tendo em suas agendas participação desses mesmos grandes corportativos influenciando nas decisões tomadas.
[pic 3]
Nessa ultima imagem como uma síntese buscamos associar tudo isso falado anteriormente a um fator que colabora e provoca tudo que foi dito que é o capitalismo extremo que cosiste na extrema concentração de riquezas e da propriedade das empras e a desigualdades.
...