Diferencie autoridade de poder
Seminário: Diferencie autoridade de poder. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 27198570 • 24/4/2013 • Seminário • 357 Palavras (2 Páginas) • 789 Visualizações
1 – Diferencie autoridade de poder.
Autoridade:
É uma habilidade que possuímos para influenciar uma pessoa ou várias a fazerem as coisas de livre espontânea vontade por causa de nossa influência pessoal. Quando ouvimos alguém dizer, vou fazer isso porque aquele "cara" ou meu chefe é muito gente boa, está sempre me ajudando, suprindo minhas necessidades na empresa ou nas minhas tarefas, é sempre coerente, me entende e etc.
Poder:
É uma faculdade de forçar uma pessoa ou as pessoas a fazerem o que não querem mas estão sendo obrigados por causa de sua posição ou sua força. Lembra da historinha acima do general? Vou usar o mesmo general mas de outra forma. Imagina um general carrasco que diz aos seus soldados, façam isso ou aquilo se não serão castigados com exercício pesados, forçados ou irão para solitárias por 3 semanas.
O poder é o oposto de autoridade, com o poder as pessoas são obrigadas a obedecerem e não a fazerem de livre espontânea vontade. O poder você pode obter de várias formas. Ser colocado no cargo, comprar ou vender, ser dado ou tirado, herdado, indicado. Já autoridade diz respeito de quem você é, do seu caráter, sua personalidade e da influência que exerce sobre os outros.
2 – Apresente as características de um Estado totalitário.
- O individuo deve obedecer o Estado. O Estado está acima de todos. Há um chefe supremo que deve ser obedecido. A propaganda é manipulada, não há imprensa livre.
3 –Explique o que o conceito de “direito de ingeriencia”.
Um país pode interferir no outro para defender os direitos humanos.
4 – Apresente as características de um Estado democrático.
Há soberania popular. Baseia-se na vontade do povo que se expressa por meio do sufrágio universal.
O poder é transitório e é regulado pelo direito. O poder do Estado é limitado pelas leis e por um mandato.
Há divisão de poderes. O poder não é exercido exclusivamente por uma mesma pessoa e por um mandato.
Há o principio de inclusão – toda população adulta deve ter os direitos democráticos reconhecidos e ser considerada cidadã.
Principio de igualdade – os direitos devem ser distribuídos entre todos por igual
...