A Clinica Medica
Por: Selecionados FMU • 22/3/2025 • Monografia • 1.192 Palavras (5 Páginas) • 29 Visualizações
- O perfil do aleitamento no Mundo.
O aleitamento materno é a estratégia que mais previne mortes em crianças menores de cinco anos. O leite materno é um alimento completo, com todos os nutrientes necessários para o bebê e de mais fácil digestão.
O perfil do aleitamento materno no mundo apresenta uma série de variações regionais, influenciadas por fatores culturais, econômicos e de saúde. Aqui estão alguns aspectos gerais:
Globalmente, cerca de 43% das crianças são alimentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses. No entanto, as taxas variam amplamente entre países e regiões. Aproximadamente 60% das crianças em todo o mundo continuam a ser amamentadas até os dois anos de idade ou mais, embora o aleitamento materno exclusivo diminua após os seis meses.
Algumas regiões da África e da Ásia apresentam altas taxas de aleitamento materno, com práticas tradicionais que incentivam a amamentação. Em alguns países, o aleitamento materno é visto como a norma cultural e social.
A maioria dos países da América Latina tem implementado políticas para promover o aleitamento materno, resultando em melhorias nas taxas de amamentação. Já em países desenvolvidos, as taxas de aleitamento materno variam. Embora as campanhas de conscientização tenham aumentado, as taxas de aleitamento exclusivo muitas vezes ficam abaixo das diretrizes da OMS.
Embora haja um reconhecimento crescente da importância do aleitamento materno para a saúde infantil, ainda existem desafios significativos. A promoção do aleitamento materno requer um esforço coordenado entre governos, instituições de saúde e comunidades para enfrentar as barreiras e garantir que mais mães possam amamentar seus filhos com sucesso.
Referência
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21270354/
- O perfil do aleitamento no Brasil.
O Ministério da Saúde tem uma iniciativa chamada Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que visa estimular o aleitamento materno e a alimentação saudável para crianças menores de dois anos.
Segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) de 2021, cerca de 45,8% das mulheres aderiram ao aleitamento materno exclusivo em crianças menores de 6 meses.
60% de aleitamento materno exclusivo em crianças menores de 4 meses, com duração média do aleitamento de 16 meses, o equivalente a 1 ano e quatro meses de vida.
O Brasil tem uma meta de chegar a 70% de aleitamento materno exclusivo até 2030. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo até os seis meses de vida do bebê.
Referência
https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-revela-dados-ineditos-sobre-amamentacao-no-brasil
https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2020/agosto/leite-materno-indices-de-amamentacao-crescem-no-brasil
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/boletim_dant_aleitamento_24_08_2022.pdf
- O perfil do aleitamento em São Paulo.
De acordo Julia Delbue et. al;, o perfil do aleitamento materno em São Paulo é:
- 63,9% das mães amamentam na primeira hora após o parto
- 67,2% das mães têm Ensino Médio Completo
- 58,2% das mães não trabalham fora de casa
Com um mês de vida, 66,2% das crianças estavam sendo amamentadas exclusivamente com leite do peito, índice que diminuiu para 2,3% aos seis meses. A introdução mediana para chá e para leite em pó foi de 120 dias. A cor da pele da criança, a escolaridade, a profissão e o estado civil maternos foram fatores associados à duração e ao tipo de amamentação.
Fatores sociodemográficos podem interferir na duração mediana do aleitamento materno que, embora esteja melhor do que em outros locais do Brasil, está abaixo do padrão recomendado internacionalmente, sugerindo a necessidade de maiores investimentos em relação a este fato, no município.
Referência
https://www.scielo.br/j/rn/a/V4GmwPBgpHByn9sDS4Gxkkg/?lang=pt
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/boletim_dant_aleitamento_24_08_2022.pdf
- O perfil do aleitamento em Taboão da Serra.
O perfil de aleitamento materno em Taboão da Serra, assim como em muitas outras regiões do Brasil, pode variar, mas geralmente é influenciado por fatores como acesso a informações de saúde, apoio familiar e profissional, e políticas públicas.
No Taboão da Serra, as taxas de aleitamento materno segundo a Secretaria de Saúde do Município, em 2023 ficou em torno de 55% a 64% de aleitamento exclusivo até os seis meses.
Referência
https://www.otaboanense.com.br/prefeitura-de-taboao-da-serra-incentiva-amamentacao-com-ambulatorio-de-aleitamento-materno/
https://primeirainfanciaprimeiro.fmcsv.org.br/municipios/taboao-da-serra-sp/
- O perfil do aleitamento na sua família.
Antigamente não havia muita preocupação em relação ao aleitamento materno, quase sempre acontecia o aleitamento exclusivo até que os dentes do bebê começassem a nascer, isso por volta de 6 meses.
Com o passar dos anos as mulheres da família ficaram mais conscientes e hoje seguimos as orientações medicas e nutricionais, passadas pelos enfermeiros e médicos durante as consultas, de modo geral temos conseguido seguir todas as orientações.
Sobre a Iniciativa do Hospital amigo da Criança, descreva com clareza e justifique baseado na literatura
A Iniciativa do Hospital Amigo da Criança, lançada pela UNICEF e pela OMS, visa promover o aleitamento materno e melhorar a assistência ao parto e ao recém-nascido.
...