A Consultoria de Procedimento
Por: thiagosdmc • 9/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 735 Palavras (3 Páginas) • 298 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.
CURSO: CONSULTORIA ADMINISTRATIVA E CONTÁBIL.
CAMPUS:
FACILITADOR:CELSO DA ROCHA P. BOMFIM.
bomfimat@ ig.com.br.
Consultoria de Procedimento – Seu Papel no desenvolvimento Organizacional. Segundo Edgar H.Schein.
Liderança e Autoridade
A área de liderança e autoridade funciona como uma espécie de ponte entre os procedimentos grupais e os procedimentos intergrupais ou organizacionais. Os administradores não só possuem o poder de influenciar o que se passa nas suas imediações , como também o poder de determinar estruturas organizacionais e sistemas de recompensa, que vão determinar toda um gama de outros procedimentos , como quem se comunica com quem, quem quer cooperar e quem quer competir , quão motivados estarão subordinados dos níveis inferiores , e assim por diante.
Hipóteses administrativas:
HOMEM ECONÔMICO - RACIONAL- É concebido com base no fato de que o homem trabalha por dinheiro, que ele precisa ser motivado e controlado por incentivos econômicos, e que ser preguiçoso, sem um esforço administrativo ele basicamente nada faria.É por isso que o líder deve motivar, organizar, controlar e,com efeito de assumir a responsabilidade e o encargo do desempenho de seus subordinados.
O HOMEM SOCIAL: Baseado no fato de que uma das necessidades básicas do homem é manter boas relações com os colegas de trabalho, e com os supervisores.
Portanto,o líder deve criar um ambiente de trabalho simpático, deve se preocupar com os seus funcionários entender suas necessidades.
Estilo de tomada de decisões:
Em um extremo o líder toma as decisões e simplesmente as anuncia aos demais membros envolvidos; no outro extremo , o líder estabelece um objetivo a ser alcançado, porem dá ao grupo liberdade completa quanto a maneira de alcança-lo.
Fatores que determinam a posição mais apropriada para uma situação administrativa qualquer?
- forças do próprio líder.
- forças dos subordinados.
- forças da situação.
As forças do líder podem ser seu sistema de valores, sua confiança no grupo, suas inclinações ou seu estilo natural e a segurança que ele sente frente à situação, enquanto as forças do grupo seriam uma experiência anterior em tomada de decisões, sua competência real, sua tolerância quanto a ambigüidade, sua habilidade em envolver-se no problema e suas expectativas e necessidades quanto ao seu desenvolvimento de e as forças da situação, a intensidade da pressão do fator tempo, o tipo da organização em que o procedimento esta ocorrendo.
O consultor de procedimentos pode ser de grande ajuda para o administrador se o ajudar a ver as alternativas disponíveis e a fazer uma diagnose das diversas forças envolvidas na situação.Já que teoricamente não existe suposições certas ou erradas sobre as pessoas , como também não existe um estilo de liderança certo ou errado.
O gerente de produção precisa, freqüentemente, ser um tipo de pessoa bastante diverso de um gerente de vendas ou de um gerente de pesquisas.Cada qual precisa ser um líder, mas o que fazer para liderar com eficiência, variara segundo o trabalho e a situação.
...