A Criatividade e Inovação Organizacional
Por: Eduardo Linhares • 30/4/2020 • Resenha • 747 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Resenha Crítica de Caso
Eduardo Rocha Linhares Bezerra
Trabalho da disciplina Criatividade e Inovação Organizacional
Tutor: Prof. Andrea Q. Bezerra
Rio de Janeiro
2020
ESTUDO DE CASO NETFLIX
Referências: WILLY SHIH; STEPHEN KAUFMAN; DAVID SPINOLA
INTRODUÇÃO:
O estudo de caso apresenta como o CEO da Netflix Reed Hastings criou um novo modelo de comercialização no mercado de home vídeo on demand. O insight que impulsionou Hastings na direção da criação de um novo modelo de prestação de serviço foi devido à uma multa de U$ 40,00 paga por ter atrasado a devolução de um filme alugado, esquecido por ele.
Através de sua insatisfação, Hastings começou a estudar formas alternativas de atender esse nicho de mercado com diferenciais que satisfizessem seus clientes.
Então em 1997 foi fundada a Netflix.
DESENVOLVIMENTO:
A partir da criação da Netflix, Hastings aproveitando o início da internet, utilizou de muita perspicácia e inovação em relação ao seu principal concorrente a Blockbuster, que até então dominava o segmento de locação de filmes. Eles utilizavam lojas físicas e dispunham de filmes em VHS.
Em 1998 a Netflix lança seu site focando em inovação desenvolve programas promocionais com fabricantes e vendedores de aparelhos de DVD, servindo de fonte de conteúdo para os seus clientes. O objetivo foi investir numa nova tecnologia e ser pioneiro. Para isso adotou em seu site um buscador, que permitia aos clientes formar uma lista de filmes de seu interesse. E esses filmes eram enviados aos clientes na ordem escolhida pelos mesmos.
Para o envio dos DVDs, ao invés de utilizar lojas físicas, a Netflix utilizava pelo serviço postal. Por serem pequenos e leves os DVDs o custo de entrega era baixo, porém de fácil recebimento pela maioria da clientela.
Os preços comercializados pela Netflix eram semelhantes aos das lojas de locação de filmes, utilizando a seguinte operação: Os clientes escolhiam os filmes utilizando o site da empresa era cobrado 4 Dólares por filme alugado, mais 2 Dólares de frete. Devendo o cliente devolver o filme na data estabelecida ou seria cobrado taxa por locação estendida.
Através de feedbacks dos clientes iniciais, a Netflix identificou insatisfação com os preços das locações e esse era um ponto muito sensível e adotaram a suspensão da multa por atraso, mais uma inovação.
Hastings não estava satisfeito ainda com o modelo original de locação e acreditava que a mudança para o modelo por assinatura poderia ser mais vantajoso para o cliente, onde o tempo de entrega não seria mais um incomodo para o seu cliente.
Depois ainda visando um modelo mais criativo e inovador cria a locação ilimitada, onde o cliente poderia permanecer com 3 filmes sempre. Porém os custos operacionais eram elevados ainda e criou depósitos para atender a demanda dos seus clientes, espalhados pelo país.
...