A Cultura Organizacional
Por: cristine_19 • 9/11/2020 • Trabalho acadêmico • 747 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
A cultura organizacional é a base de tudo, é o norte de qualquer empresa no século XXI, é o conjunto de valores, ideias, princípios e costumes que construiu, criou e edificou a empresa, é normalmente construída por aqueles que começaram a trabalhar na empresa e foi sendo passada de geração em geração criando assim a identidade da empresa.
As inovações, e os riscos que a empresa está disposta a assumir, estão diretamente ligadas a cultura organizacional, o que influencia diretamente ao quanto a empresa está disposta a inovar, a ir em direção ao futuro e se propõe a evoluir. Inovação é o primeiro passo em direção ao futuro daquilo que se faz hoje, é procurar o novo, o que ainda não foi explorado.
Com isso temos a produtividade, a possibilidade de atender as demandas solicitadas, conseguir suprir os anseios daqueles que buscam a companhia, o serviço prestado, a mercadoria ofertada. Manter os colaboradores entusiasmados e focados possibilita que a produtividade seja constante, o que mantem um nível de confiabilidade.
E não podemos esquecer da competitividade, a força que move o mercado econômico, porque competir, provar que se é melhor que o outro, que se consegue atender a demanda solicitada, em tempo menor que o concorrente e que a qualidade do serviço é mantida é o que faz a busca por melhorias na prestação de qualquer serviço.
Conforme mencionado irei discorrer sobre uma empresa em que já trabalhei e creio ser objeto de estudo da maioria, e tentarei explicar o porquê desse deslumbre, esse destaque.
A Reserva, empresa criada 2004, pelos amigos Rony Meisler e Fernando Sigal, começou exatamente da visão inovadora e atenta de dois amigos que viram no estilo da turma que andava sempre junta algo que as grandes companhias já haviam notado, porém com a proposta de criar algo mais exclusivo criaram uma bermuda com a frase “Be yourself but not always the same” - há quem diga que a frase é de uma música do Gabriel o Pensador e até mesmo de uma matéria de revista.
Com a venda de boca em boca viram que havia um mercado que estava ansiando por inovação, por exclusividade. E assim, em pouco tempo a marca Reserva, que recebeu esse nome em homenagem a praia preferida e um dos pontos de encontro da turma, já estava no cenário da moda carioca e participando das semanas da moda mais importante do país . Atualmente a marca já conta com 65 lojas próprias, 8 franquias e presença em mais de 1400 multimarcas .
A sua cultura se baseia na amizade, em fazer com que os clientes e os colaboradores tenham em suas lojas um ponto de encontro, onde todos sintam que são um grande grupo de amigos, e não precisam ir à loja somente para fazer compras, mas também podem ir para conversar, desabafar, tomar um café...
A empresa se considera uma família, que segue seis pilares guias : Saúde, Conhecimento, Reconhecimento, Entretenimento, Comunicação e Família.
Saúde – na sede da empresa há uma área para a prática de esportes, é fornecido acompanhamento profissional, nutricionista e médico clínico, para os funcionários, sempre há campanhas de orientação voltadas para a saúde e bem-estar;
Conhecimento – é estimulado a troca de experiencias entre os colaboradores e parceiros da marca, por meios de workshops e palestras, pelo menos quatro vezes ao ano o CEO faz uma palestra interativa
...