A Cultura do Cancelamento
Por: Gabrielli Silva • 7/8/2021 • Trabalho acadêmico • 271 Palavras (2 Páginas) • 123 Visualizações
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
CULTURA DO CANCELAMENTO
Como uma forma de protesto à impunidade, criou-se uma forma de propagar na internet, de maneira muito rápida, o erro cometido. Erro tal, que por muitas vezes as pessoas acabavam se esquecendo ou relevando, fazendo com que não fosse levado a sério e não tivesse as cobranças necessárias.
Como em tudo, existe sempre dois lados da história, e a viralização de vários assuntos polêmicos fez com que algumas pessoas adotassem o silencio, não dessem mais a sua opinião e até mesmo omitissem o seu lado, a sua versão dos fatos, gerando mais injustiças ao invés de diálogo e resolução dos problemas a respeito dos mais variados temas.
Recentemente houve um caso polêmico no reality show, Big Brother Brasil, em que se foi muito comentado o caso do cancelamento de um participante, que se quer teve a sua oportunidade de fala, justificativa, propagando uma imagem destorcida e fazendo com que a vítima tivesse um surto, sofrendo preconceito e pedisse para sair do programa.
Com a exposição muito rápida e sem a chance de se defender, pessoas são caladas pela massa ou então optam por ficar em silêncio. Sem esse direito de defesa, e muito menos de se desculpar ou aprender com seus erros, o cancelamento anda na contramão do seu propósito inicial, ou seja, algo que seria para cobrar a impunidade se tornou injusto.
É preciso observar também, nos casos em que há a retratação dos envolvidos em episódios do famoso cancelamento, se as argumentações, pedidos de desculpas, são realmente verdadeiros, se há mudanças reais nas atitudes e comportamentos ou apenas uma simulação para reverter a imagem ruim que essa pessoa adquiriu.
...