A Cultura e Contemporaneidade AVA2
Por: Isadora Bettini • 24/5/2019 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 432 Visualizações
O CASE “ANITTA”
Larissa de Macedo Machado, de vinte e quatro anos de idade, mais conhecida por “Anitta”, seu nome artístico, começou sua carreira no Brasil em 2012 e agora, conseguiu também ganhar os holofotes internacionais. A cantora já disse que seu objetivo era se tornar reconhecida internacionalmente.
Não há quem não conheça a artista, por mais que não curta o estilo musical da mesma, todos já ouviram falar da Anitta. Ela começou de baixo, pelos bailes funks nas favelas cariocas e hoje, decolou em sua carreira internacional, e, tudo isso, administrando por ela mesma, sendo sua própria empresária.
A artista por ser muito sincera e informal em suas redes sociais, acabou conquistando público de diversos grupos. Ela levanta causas, como o empoderamento feminino, enaltece o público LGBT e pessoas fora do padrão estético imposto pela sociedade. Possui liberdade em falar o que pensa e de forma leve e extrovertida. Isso foi conquistando as pessoas, gerando mais admiradores por ela.
O impacto de Anitta no meio artístico foi tão grande, que a sua construção de imagem através da transmídia deu certo. Por exemplo, a artista possui um documentário, de produção da Netflix, chamado “Vai Anitta”, narrando sua carreira e mostrando momentos da cantora nesse meio tempo. É a partir desse documentário onde tiramos a conclusão do impacto que a cantora gerou e com isso, a sua construção de imagem enquanto uma artista nacional tomando o espaço internacional. Isso faz com que não só os fãs a acompanhem, mas, também pessoas que desconhecem o trabalho da cantora, pois com o documentário, o público leigo passa a ter acesso ao trabalho dela.
Fonte: http://www.litoralfm.com.br/novidades/vai-anitta-estreia-na-netflix-e-tem-gente-que-ja-terminou-de-assistir/
Além do documentário, a cantora, desde o início conquistou também o público infantil, o que a fez expandir os horizontes nessa questão da cultura de convergência. A mesma já possui materiais escolares com seu nome e desenho animado, chamado “Clube da Anittinha”, o que faz a artista ter seu consumo não só diretamente pelas músicas, mas também por outros meios.
Por fim, podemos concluir que a Anitta é um exemplo de cultura de convergência fenomenal, a partir do momento em que sua imagem é consumida de diversas formas, não somente pela música.
REFERÊNCIAS
http://www.litoralfm.com.br/novidades/vai-anitta-estreia-na-netflix-e-tem-gente-que-ja-terminou-de-assistir/
http://www.infobranding.com.br/anitta-a-poderosa-do-benchmarking/
https://www.linkedin.com/pulse/anitta-um-caso-de-marketing-que-vale-pena-ser-estudado-pedro-sampaio
...