A DIDÁTICA DA AFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO
Por: alessandrajuliao • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.650 Palavras (7 Páginas) • 212 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA C.L
PEDAGOGIA
DIDÁTICA DA AFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO
ANDREIA QUADROS RIBEIRO MOREIRA RA: 8205960506
REGINA APARECIDA GONÇALVES SANTANA RA: 8236913392
SILMARA PEREIRA BEIRÃO RA: 8208939312
SIRLEIDE PEREIRA BARBOSA RA: 8637271256
SUELI MOTTA DA SILVA RA: 8202941300
THAIS LISBOA PINHO RA: 8412122935
TATHIANA HERNANDES MACEDO RA: 8486202012
SALA E TURNO 35 NOTURNO
TURMA A
ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADA
SÃO PAULO
DE 2015
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA C.L
PEDAGOGIA
DIDÁTICA DA AFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO
ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS
TRABALHO DESENVOLVIDO PARA A DICIPLINA DIDÁTICA DA ALFABETIÇÃO E DO LETRAMENTO APRESENTADO À CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA C.L. COMO EXIGÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO NA AITVIDADE PRATICAS SUPERVISIONADAS.
ORIENTATORA VIVIANE CRUZ
SÃO PAULO
DE 2015
ETAPA I
ALFABETIZAÇÃO X LETRAMENTO
Acreditamos que entre a alfabetização e o letramento existe um grande abismo a ser preenchido. Existe uma grande diferença entre essas duas formas, Sabemos que somente identificar letras não faz uma pessoa saber ler.
A alfabetização é o ensino e aprendizagem das letras do alfabeto. Para ser considerado alfabetizado a pessoas tem que conseguir usar todas as letras do alfabeto e saber todas as formas de utiliza-las. Já o letramento é a forma em que a pessoa consegue utilizar todas as regras da alfabetização e conseguir por em pratica a leitura e escrita.
Sabemos da existência de pessoas sabem identificar letras e números, mas não conseguem ler e escrever, esses são considerados analfabetos funcionais. Por muitas vezes não é fácil identificar analfabetos funcionais e algumas vezes ele passa despercebido.
Fica claro que os métodos da antiguidade eram lentos e elitistas. Sabemos que o usa da cartilha foi muito importante mais deixou uma defasagem muito grande, educando pessoas que muitas vezes conseguem identificar letras e números, mas não conseguem pensar muito e fazer a junção das coisas.
O método de Paulo Freire que é um sistema com mais conscientização, que ensina a codificação e descodificação. Ensinando a Analise, síntese e fixação que é o mais importante. Se mostra mais efetivo e consciente já que quem aprende não fica restrito.
Após um grande debate descobrimos que para ser letrado é necessário ser alfabetizado. E que é impossível dissociar a alfabetização e letramento já que tudo deve ser aprendido em etapas e para evitar a defasagem devemos dar acesso simultâneo a esses dois processos.
TABELA
TEMA | CARACTERISTICAS |
Surgimento da leitura e da escrita na Antiguidade | Aprendizado era restrito ao Clero Tinha proposito religioso Monopolizado e Censurado. |
Como era o processo da alfabetização na Antiguidade | Lento Complexo Elitista. |
Ênfase dada pelas primeiras cartilhas escolares ate cerca de 1950 | Evolução Insuficiente Limitada. |
Como ocorre o processo de alfabetização em tempos atuais | Conscientização Codificação e Descodificação Analise, Síntese e Fixação. |
ETAPA II
ATIVIDADE 1
Publico alvo
Crianças do 1° ano fundamental
Metodologia
A atividade consiste em apresentar uma palavra ou uma frase do dia a dia das crianças. Depois que a turma conseguir repetir a frase nos vamos analisar cada elemento desta palavra/frase.
Essa analise vai ser feita letra a letra. Cada letra vai ser ensinada e repetida. Sendo necessário fazer a escrita de letra como em uma cartilha repetidas vezes. Depois de um modo dinâmico e em conjuntos nos vamos procurar em jornais ou revistas, figuras que tenham a letra em questão.
Suposição:
A palavra CASA vai ser ensinada. Então as letras ensinadas seriam C, A e S.
Iniciando com o C cada criança vai receber um papel para guia-la. Esse papel vai ser devolvido ao professor.
Após todos conseguirem fazer a letra C e conseguirem identificar palavras com essa letra. Após isso vamos fazer recortes dessa letra ou objetos que tenha no nome essa letra em revistas ou jornais.
E assim por diante com varias letras diferentes. Caso alguma letra se repita nos voltamos e relembramos as figuras com essa letra.
...