A Educação Corporativa
Por: Jh1720 • 2/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.908 Palavras (8 Páginas) • 134 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
CURSO: Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
SEMESTRE: 4º semestre
DISCIPLINA:
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER IV)
Prof. Caio Fernando Correia
ALUNOS:
Aline Marta da Costa RA: 414937
Eloisa Fabiana Florêncio da Silva RA: 424501
Josineide Izabel Ferreira Dutra RA: 415561
Jucicléia Rodrigues de Souza RA: 422209
Rosana Gonçalves Cabral RA: 7983723194
Juliana Tainá Florencio Da Silva RA:95
Glória de Dourados
29/05/2014
Apresentação
Este estudo foi motivado pelas mudanças que educação corporativa trás nas empresas, resultados do aperfeiçoamento das atividades de treinamentos do inseridas em um contexto de desenvolvimento de estratégias da vantagem competitivas, as quais proporcionam a maximização do desempenho e do comprometimento das pessoas com os objetivos organizacionais.
Educação corporativa tem sido objeto de crescente discussões nas empresas nacionais e estrangeiras como instrumento de garantir de sobrevivência. Neste projeto foi realizada uma pesquisa sob os seguintes temas em questão. Gestão do Conhecimento; educação corporativa; treinamento desenvolvimento humanos cargos e benefícios, para obter informações como as empresas podem se beneficiar com a educação corporativa.
Educação Corporativa
A mudança que vem ocorrendo nas empresas quanto à educação não está apenas no nome “Treinamento Desenvolvimento”. O que ocorre é uma significativa mudança de paradigma na educação corporativa, em que não basta mais treinar funcionários que eles adquiriam mais qualificação, mas é preciso desenvolver, nestes funcionários, uma maneira totalmente nova de pensar e agir para que possam estar permanentemente aptos a desempenharem suas funções e se adaptarem, ou melhor, ainda se anteciparem as mudanças e dinâmica do mercado e dos negócios.
Para Eboli, apud Fernandes(2005:30) Há também diferença entre T&D e Educação corporativa como segue:
Centro de Treinamento Educação Corporativa
Desenvolver Habilidades Objetivo Desenvolver as Competências
Aprendizado Individual Foco Aprendizado Organizacional
Tático Escopo Estratégico
Necessidades Individuais Ênfase Estratégias de Negócios
Interno Público Interno e Externo
Espaço Real Local Espaço Real e Virtual
Aumento das Habilidades Resultado Aumento da Competitividade
Eboli (2005:53) conceitua que educação corporativa é “um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado pela gestão de pessoas por competências.” Uma forma de avaliar o real fôlego de um projeto de UC é observar se a empresa também está trabalhando com o conceito de competências em outros subsistemas da gestão de RH, e não apenas T&D.
Na atual conjuntura organizacional percebem-se ardências de descompasso entre as praticas de gestão e os reais interesses de uma instituição. A implementação de praticas que clarificam a compreensão da importância do elemento humano, tendo a educação corporativo como viés de desenvolvimento de pessoas, parece ser o caminho organizacional mais curto para ser alcançar a competitividade, o que exige das empresas a capacidade de atividade, o que exige das empresas a capacidade de atrair desenvolver e reter pessoas talentosas.
A educação corporativa é um componente do processo de Gestão do Conhecimento organizacional fundamentado na estratégia de negócio, com o objetivo de aumentar permanentemente, o valor o capital intelectual. Por tratar o ambiente corporativo como um todo, o aprendizado organizacional terá sempre um direcionamento para o resultado global e não para a melhoria exclusivamente individual dos componentes das equipes, agregando valor ao resultado corporativo.
A universidade corporativa torna-se fator estratégico para o desenvolvimento e educação de funcionários, clientes e fornecedores, com o objetivo ou atender as estratégicas empresárias de uma organização.
O conceito de unidade corporativa corresponder á implementação dos seguintes pressupostos, segundo Flury e Oliveira JR(2001):
Desenvolver as competências critica em vez de habilidade.
Privilegiar o aprendizado organizacional, fortalecendo a cultura corporativa, e não apenas o conhecimento individual.
Concentrar-se nas necessidades dos negócios, tornando o escopo estratégico e não focado exclusivamente nas necessidades individuais.
Publico interno e externo (clientes, fornecedores e comunidades) e não somente funcionários.
Migra o modelo ‘sala de aula’ para múltipla forma de aprendizagem, e criar sistema efetivo de avaliação dos investimentos e resultados obtidos.
A educação corporativa deve ser considerada comum canal de comunicação entre a área de Recursos Humanos, os funcionários e a estratégia de desenvolvimento da organização.
Vianna
...