A Eficiência de Mercado
Por: Mirian Alves DA Cunha • 7/10/2020 • Trabalho acadêmico • 379 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
Trabalho da disciplina de Mercados de Capitais e Mercados de Derivativos Professor Ricardo Bordeaux | |
Disciplina: Mercados de Capitais e Mercados de Derivativos | MBA: GFCA |
Aluno: Mirian Alves da Cunha de Souza | Turma: 32 |
QUESTÃO 1 -
Explique o conceito de Eficiência de Mercado.
A eficiência de mercado é a capacidade de se conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros possível, logo, para se conseguir o retorno esperado em um determinado investimento é necessário avaliação de todos os riscos envolvidos.
Para Van Horne apud Bruni (1995), um mercado financeiro eficiente existe quando os preços dos ativos refletem o consenso geral sobre todas as informações disponíveis sobre a economia, os mercados financeiros e sobre a empresa específica envolvida, ajustando rapidamente essas informações nos preços.
Em um mercado eficiente a informação pública disponível é de grande relevância para investidor na avaliação do ativo, pois é com base nessas informações como exemplo (BP, DRE das companhias, Publicações da Bolsa de Valores, CVM etc.) que o investidor faz suas análises para tomar suas decisões de fazer ou não determinado investimento.
É importante salientar que as informações privilegiadas de determinada companhia disponíveis para alguns investidores mesmo antes de se tornarem públicas, podem garantir retornos superiores aos esperados no mercado, mas em contrapartida reflete negativamente para o mercado de capitais, sem contar que é considerado crime conforme artigo 27- D da Lei 6.385/1976.
O mercado de capitais brasileiro é eficiente? Justifique sua resposta.
O mercado de capitais brasileiro não é eficiente por não ter relevância no mundo como um todo, isso devido alguns fatores que contribui para que isso aconteça como:
- Altas taxas de juros, tributações excessivas, custos elevados para abertura de capital no Brasil;
- Aversão a risco, as pessoas preferem abrir mão de boas oportunidades devido ao risco do investimento, mesmo que esse risco seja mínimo;
- Tem poucos investidores, grandes volumes de ações negociados na bolsa, em apenas seis empresas;
- As pessoas não estão habituadas a usar as informações disponíveis ou não tem propensão de investir e nem em poupar;
- Efeito manada, o investidor não sabe o que fazer e age com base no que os outros investidores estão fazendo.
REFERÊNCIAS
BRUNI, ADRIANO et alii. Eficiência, Previsibilidade dos Preços e Anomalias em Mercado de Capitais: Teoria e Evidências. Caderno de Pesquisas em Administração, Vol. 1, Nº 7, São Paulo, 2º Trim./98.
...