A Empresa e Sociedade
Por: jef_ • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 643 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
Empresa e Sociedade
Após o século XX, as empresas foram surpreendidas por certo desafio, tal desafio que consistia em um aumento de produção e qualidade, pois seus clientes passaram a ser comportar de forma diferente, tornando-se obrigatoriedade a melhoria nas empresas e fazendo do marketing uma ferramenta primordial para a época criando um cenário mais competitivo no comércio. Com base nas palavras de VERGARA, o marketing nada mais é utilizado como uma forma de idealizar que o cliente deve sempre ser o foco, porque ele é a interação mais útil para desenvolver relacionamentos empresariais, ou seja, para que ocorra essa troca de informações.
Esse aumento na demanda beneficia o comercio, porem trouxe desconforto na qualidade de vida dos trabalhadores, na exploração de recursos naturais e descompromisso com qualquer outro grupo de interesse que não sejam o dos acionistas. A partir desse impasse, as empresas ficaram expostos a um novo desafio que é o de conciliar um desenvolvimento sustentável aos seus respectivos ramos e rotinas de trabalho (VERGARA; BRANCO, 2001)
– Desenvolvimento e Insatisfação; faces de uma era de contrates.
Além do descompasso entre a geração e a distribuição de riquezas produzidas no mundo, convivemos com um elevado desenvolvimento tecnológico e um baixo desenvolvimento pessoal e interpessoal (VERGARA; BRANCO, 2001).
Torna-se notória também o descompasso que caracteriza a relação do ser humano com o ambiente natural. Conquistas foram realizadas pelos avanços tecnológicos implementados pelo homem como por exemplo a cura de doenças, a melhoria na telecomunicação diminuindo a distância entre as pessoas.
Na ânsia pelo crescimento econômico e pelo atendimento à demanda gerada por incessantes estímulos ao consumismo, tem-se esquecido que vivemos em um ecossistema finito, onde a inconsequência no lançamento de rejeitos e na extração de recursos naturais não tardas a se converter em condições de vidas impróprias (VERGARA; BRANCO, 2001). Várias iniciativas que hoje tomam forma no contexto das empresas sugerem que muitas das dicotomias que sempre caracterizaram a realidade dos negócios começam a dar lugar a abordagens mais integradas e interdependentes.
Ante o perigo do excesso de concorrentes, a oportunidade de se diferenciar pela qualidade; diante do perigo da guerra de preços, a oportunidade de atender a consumidores dispostos a pagar menos: ante o perigo da entrada de um competidor mais poderoso a oportunidade de aliar se a ele; diante do perigo da escassez de recursos, a oportunidade de fazer mais com menos.
No texto relacionado podemos perceber que as maiorias das empresas humanizadas são de grande porte são conhecidas ou já foram vistas ao menos uma vez.
Inquestionável o potencial dos mesmos, fazem parte indiretamente ou diretamente de nossas vidas.
Citamos a Avon como exemplo, a Avon tem na mulher não só seu público alvo, mas também o foco de suas ações sócias. Em cada país onde atua, a empresa prepara essas revendedoras não só para transmitir informações que promovam a qualidade de vida da mulher.
Concluindo...
...buscar a humanização, ou seja, a uma ação ou efeito de humanizar uma empresa tornando a humana, algo bem-intencionado e de aspecto agradável assim se entende que é a empresa que se preocupe com seus funcionários/ ou ambiente assim se destacando não só pelo seu sucesso empresarial e sim pelo desenvolvimento de seus funcionários, sem priorizar ganhos empresariais como também o seu sucesso moral e humano. Fazendo assim parte de muitos projetos sociais e econômicos que se importam com o ambiente externo, a valorização dos recursos naturais. Como foi citado por Vergara; Branco “...a diferenciação ocasionaria um certo custo? ...”acreditamos que sim porem um custo que aos poucos iram nos trazer benefícios e bom reconhecimento assim reestruturando sua visão empresarial e fidelizando e até mesmo conquistando novos clientes pelo fato de passarem uma imagem empresarial que se importa não só em vender um produto/ ou serviço como também com a valorização dos seres humanos como eles são e seus recursos naturais.
...