A Estatística Aplicada
Por: adriaas • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.926 Palavras (12 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1]
UNIDADE DE ENSINO: SÃO GONÇALO (RJ) – CENTRO UNIV. PLÍNIO LEITE – UNIPLI
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ESTATÍSTICA
ÁDRIA MAYARA DE SANTANA GUILHERME
ERIKA GONÇALVES SALLES DA ROCHA – RA 6942012609
RODRIGO DE R. SOUZA – RA 694201267
PAULA LOPES MIRANDA- RA 7581614573
FILIPE DOS SANTOS GONÇALVES – RA 73045458005
DAYANE MARTA NUNES DA SILVA- RA 8332000338
MARTA NUNES DA SILVA- RA 8332000338
ESTATÍSTICA
SÃO GONÇALO
2014
[pic 2]
SUMÁRIO
- Introdução.......................................................................................................... 4
- Conceitos Iniciais.............................................................................................. 5
- As aplicações das pesquisas estatísticas............................................................ 10
- Aplicação da Estatística na área da Administração........................................... 11
- Pesquisa do café – dados coletados.................................................................. 13
- Tabela de frequência......................................................................................... 17
- Representação gráfica da frequência absoluta.................................................. 18
- Representação gráfica da frequência relativa.................................................... 19
- Relatório sobre distribuição de frequência e gráficos....................................... 20
- Peculiaridades e cálculos das medidas de tendência central e dispersão.......... 21
- Resultado final................................................................................................... 22
- Considerações finais.......................................................................................... 23
- Bibliografia........................................................................................................ 24
- INTRODUÇÃO
Pesquisa sobre Estatística. Suas competências e Habilidades. Discutem-se primeiramente os desafios para o gestor contemporâneo e seus papéis atribuído a Ciência da Estatística, conceitua-se o que é Estatística e sua importância perante a sociedade. Apresentam-se pesquisa de amostra populacional e suas principais características, vantagens e aplicações. Conceitos de como a Estatística é usada na área da administração.
Representamos graficamente os dados de uma tabela de frequência e apresentamos as peculiaridades e cálculos das medidas de tendência central e dispersão, dando um parecer investigativo a um lote de café. Destaca-se, então, a importância que as empresas e seus administradores têm no entendimento e no relacionamento entre os componentes da organização e da Estatística.
- CONCEITOS DE ESTATÍSTICA
O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas ou simplesmente Estatísticas, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter Informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econômica e social. As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.
Apesar de a Estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos.
Após a idade média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos. Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa “sensu lato”, o estudo do estado. Os primeiros a empregarem esse termo foram os alemães seguidos pela Itália, França, Inglaterra e ainda outros países.
Para Levasseur a estatística é: “O estudo numérico dos fatos sociais”.
Yule define estatística como: “Dados quantitativos afetados marcadamente por uma multiplicidade de causas”.
Uma definição mais usual nos dias de hoje seria: “Um método científico que permite a análise, em base probabilística, de dados coligados e condensados”. Ou ainda podemos dizer que Estatística é um conjunto de métodos quantitativos, que servem para a coleta, organização, redução e apresentação de dados, análise dos mesmos e a obtenção de conclusões válidas e tomadas de decisões a partir de tais análises.
...