A Estrutura Organizacional Tem Três pontos Chaves
Por: rmikaela • 6/10/2015 • Projeto de pesquisa • 967 Palavras (4 Páginas) • 818 Visualizações
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Richard Daft (2004) a Estrutura Organizacional tem Três pontos Chaves:
A estrutura organizacional designa as relações formais de Subordinação, incluindo o numero de níveis na hierarquia e a amplitude de controle de gerentes e supervisores.
A estrutura organizacional identifica o agrupamento de indivíduos em departamentos na organização.
A estrutura da organização identifica a criação de sistemas para garantir comunicação, coordenação e integração eficazes dos esforços pelos departamentos.
Quadro 1 : Exemplo de Estrutura organizacional em um organograma.
Fonte: Richard Daft, 2004.
As organizações têm sido estruturadas de acordo com as funções exercidas pelos seus respectivos órgãos e do relacionamento hierárquico e funcional entre eles. E não de acordo com sua estratégia adotadas, o que seria mais correto. A estrutura é uma consequência da estratégia. Não existe um modelo ideal de estrutura organizacional, o importante é que ela funcione de maneira eficaz, atingindo os objetivos e cumprindo a missão da organização. A estruturação dos serviços de uma organização não implica adotar os mesmos critérios de agrupamento de funções para todas as unidades. A organização mais recomendável para cada organização vai depender de sua realidade (interior e exterior). A tendência atual são organizações horizontalizadas compostas por órgãos temporários.
DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO : "Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos".
Benefícios de uma estrutura adequada: Identificação das tarefas necessárias; Organização das funções e responsabilidades; Informações, recursos, e feedback aos empregados; Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos; Condições motivadoras.
Djalma Rebouças (2014) Em mais uma das suas obras Djalma relata a importância que os executivos estão proporcionando a esse instrumento chamado estrutura organizacional como fator de sustentação da produtividade e do desenvolvimento das empresas. Soma-se a isso o baixo grau de conhecimento de todos os aspectos que devem ser considerados em um processo otimizado de estruturação organizacional das empresas.
Djalma aborda as origens, as aplicações e as evoluções da estrutura organizacional das empresas, diversas aplicações e finalidades, bem como as principais evoluções que podem ser considerados viáveis a curto ou médio prazo nas empresas. Também pode ser considerado o núcleo básico a metodologia para a otimizado desenvolvimento, implementação e avaliação da estrutura organizacional nas empresas, composta de 7 frases, as quais decompostas em 17 etapas que permite aos executivos das empresas o pleno entendimento da abrangência e das interações da estrutura organizacional com outros instrumentos administrativos das empresas.
CONCEITO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL “é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa." OLIVEIRA, Djalma. OSM.
A estrutura organizacional dentro de um contexto geral se subdivide em duas: Estrutura Informal e Formal.
Estrutura organizacional: a formal, que é o principal foco dos estudos das organizações nas empresas, deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma: Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades. É estável. Está sujeita a controle. Está na estrutura. Líder formal.
Estrutura organizacional informal: Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem, usualmente não aparecem no organograma, ou seja, são relacionamentos não documentados e não reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização que surgem
...