A FICHA AVALIÇÃO E DISCUSSÃO DA POLÍTICA
Por: Ana Paula Taveira • 20/6/2022 • Seminário • 391 Palavras (2 Páginas) • 89 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB
PRÓ-REITORIA DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E EDUCAÇÃO A DIST NCIA – PROAED
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Componente Curricular: Seminário Temático III - LEF III – Gestão Governamental
FICHA AVALIÇÃO E DISCUSSÃO DA POLÍTICA
POLO
Campina Grande/PB
A POLÍTICA
A política da Saúde Básica surgiu após uma pressão das ciências da saúde juntamente com as ciências humanas onde foi provocado um debate, criação, discussões teóricas e acadêmicas sobre as formas de tratamento da saúde que não poderia ser localizada de forma individual. Seria necessário ter uma visão mais complexa e completa do todo.
OBJETIVOS/NATUREZA DA POLÍTICA
Tem como objetivo orientar as famílias nas situações de risco que possam surgir. Atuar na prevenção de doenças, fazendo uma promoção e prevenção da saúde
PÚBLICO ALVO DA
POLÍTICA
O público alvo são as famílias, a população que são residentes na área de abrangência das equipes de Saúde da Família. Essa população é determinada mediante processo de territorialização realizado no âmbito municipal.
ALCANCE SOCIAL DA POLÍTICA
O PSF tem um alcance social alto pois está localizado dentro do bairros dos municípios de forma abrangente, tanto na zona urbana, quanto na zona rural promovendo uma descentralização dos serviços, visando uma atenção integrada ao sujeito.
CONDIÇÕES DE
EFETIVIDADE
A partir dos direitos sociais constitucionalmente garantidos e a efetiva capacidade de ofertas dos serviços públicos associados aos mesmos. Utilizando os recursos disponíveis, há uma melhoria real obtida no tratamento dos serviços e da efetividade do PSF. Não é 100%, mas podemos observar grandes avanços após a implantação do PSF.
CONFLITOS OBSERVADOS
Observamos alguns conflitos na política do PSF como a rotatividade dos profissionais, fazendo com que tenha atrasos nas consultas e consequente o adoecimento de pessoas e a procura de urgência nos hospitais. Há também o encaminhamento de pessoas oriundas das cidades pequenas aos hospitais das cidades grandes sem a real “necessidade” . Muitos desses encaminhamentos poderiam ter sido resolvidos nos PFS’s de cada cidade.
AVALIAÇÃO DA POLITICA
Consigo avaliar a política do PSF como efetiva, não em sua totalidade, mas é efetiva e satisfatória. Como usuária vejo muitos serviços sendo executados e que são de grande valia para população.
Faço uma crítica para alguns profissionais que trabalham no PSF que são despreparados para a função, fazendo com que tenha uma demora nos serviços e insatisfação dos usuários.
ALUNO (A):
Ana Paula Araújo
...