A FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
Por: Felipe Baeta • 5/6/2018 • Trabalho acadêmico • 4.867 Palavras (20 Páginas) • 119 Visualizações
RESUMO
Seguirá abaixo exposição de todo o trabalho realizado no curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas na disciplina de Jogos de Negócios, o qual consiste num jogo fictício de um parque industrial de fabricantes de aparelhos “mobile” (Celular, Smartphone e Tablet) que durou oito rodadas, teve a participação de oito equipes de no máximo cinco integrantes e a cada rodada foram tomadas decisões estratégicas integradas entre todas as áreas (Marketing, Finanças, Operação e RH) visando crescimento da empresa e boa colocação no ranking que era calculado a partir de quatro quesitos (Preço da Ação, Retorno Sobre Patrimônio Líquido, Receita de Vendas e Lucro acumulado) os quais no começo de cada quadrimestre eram atribuídos pesos de 10 pontos distribuídos entre eles. Gerou experiência, maturidade e curiosidade de aplicação de todas as disciplinas que tivemos ao longo do curso.
Palavras-chave: eletrônicos, tecnologia, administração, desafio, persistência, qualidade.
SUMÁRIO | |
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1.Introdução
1.1 Descrição Do Caso
Foi-nos apresentado um Jogo de Negócios que consiste num desafio de assumir uma empresa firmada num ambiente digital denominado STRATEGY® Business Simulation, há quatro anos no mercado, de capital aberto, no nosso caso uma fabricante de eletrônicos mobile (Celular, Smartphone e Tablet) onde tínhamos que tomar decisões de todas as áreas gerenciais implantando a nossa política e estratégia, como por exemplo:
- Propaganda e Marketing (Design, Propaganda de produtos)
- Inovação Tecnológica (Pesquisa e Desenvolvimento)
- Produção (Funcionários, unidades a produzir)
- Investimento (Aplicações Financeiras)
- RH (Contratação, Demissão, Salários, Benefícios)
Diante disso recebemos dados do histórico de vendas da empresa de quatro anos passados. Nós, responsáveis pela empresa 5Cel, tomamos a estratégia de provisionar a produção a partir desse histórico.
Nossas decisões sempre partiram em cima desse princípio da produção. A partir do momento que tínhamos os números estimados de venda de cada produto (Celular, Smartphone e Tablet) íamos adaptando os outros itens de decisão como propaganda e marketing, inovação, design que mexiam diretamente da demanda prevista. Após isso partíamos para os cálculos de trabalhadores, horas extras, aluguel de máquinas e etc.
Como na vida real tínhamos algumas regras/limites a serem seguidos, segue explicações abaixo:
- Horas extras
- As horas extras eram limitadas em nossa produção em 20% das horas disponíveis, que eram calculadas como 160 horas disponíveis por trabalhador e pagas 30% do valor de hora+encargos
- Contratações/Demissões
- As contratações e demissões eram limitadas para a variação somente de 10% do nosso quadro de funcionários, não gerando nenhum custo para ambos os casos.
- Investimento em Unidades Fabris
- Era possível o investimento em unidades fabris (900 era o padrão apresentado) na variação máxima por rodada de 20% ao custo de R$ 5.000,00 por unidade
- Aluguel de Máquinas
- Era possível o aluguel de máquinas na proporção de 20% da nossa capacidade fabril instalada ao custo de R$ 165,00 por unidade alugada (excedida da nossa capacidade padrão)
- Notícias
- A cada rodada apareciam notícias que iriam interferir no funcionamento do jogo, como por exemplo, racionamento de água que abaixou em 20% a nossa capacidade fabril padrão no final do segundo quadrimestre.
- Concorrência
O ambiente do jogo era composto por oito empresas que atuavam no mesmo ramo, situado no mesmo parque industrial. Todas tinham a mesma obrigação quanto aos itens de decisão e regras, no início do jogo nos era fornecido relatórios com dados da concorrência, como market share, preços praticados, levantamentos de investimentos e etc. Ao passar das rodadas esses relatórios eram cobrados o que nos dificultou muito o entendimento do jogo e evolução, pois não tinhamos mais dados efetivos quanto às decisões alheias (Preço praticado, resultado do último exercício), a partir de certo momento só conseguimos informações através de veículos de comunicação.
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