A FUNDAMENTO DE EXCELÊNCIA
Por: Elita Costa • 23/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 153 Visualizações
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FUNDAMENTOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO:
Aprendizado organizacional e inovação
MACEIÓ – AL 2018
[pic 2]
Sumário[pic 3]
Aprendizado organizacional e inovação 2
Tema: Aperfeiçoamento 2
Processos/Detalhamento 2
Exemplo de ferramentas/metodologias : Seis Sigma 2
Tema: Competências essenciais 3
Processos/Detalhamento 3
Exemplo de ferramentas/metodologias: VRIO 3
Tema: Gestão do conhecimento 4
Processos/Detalhamento 4
Exemplo de ferramenta/metodologia: Gestão de Capitais de conhecimento 4
Tema: Inovação 5
Processos/Detalhamento 5
Exemplo de ferramenta/metodologia: Radar de inovação 5
Aprendizado organizacional e inovação
Para que se promova um ambiente favorável à inovação, experimentos e a introdução de novas ideias com a finalidade de melhoramento do desempenho e a geração de retornos para as partes interessas.
Tema: Aperfeiçoamento
Processos/Detalhamento
- Diagnóstico: análise e identificação das oportunidades de melhorias, considerando os resultados satisfatórios ou não de desempenho da empresa, de forma a definir os benefícios desejados;
- Implementação de melhoria: criação de ações, engajando os colaboradores de uma forma que todos tenham o conhecimento e, busquem o objetivo em coletividade;
- Compartilhamento: a disseminação dos ganhos refere-se aos resultados da implementação do aperfeiçoamento de forma a registar os pontos positivos aprendidos.
Exemplo de ferramentas/metodologias: Seis Sigma
Surgiu a partir da evolução do conceito de qualidade, onde a metodologia trata de uma estratégia gerencial que determina como ocorrerá as atividades rotineiras da empresa e, como devem ser realizadas essas atividades de maneira a melhorar o processo. Sendo ela uma ferramenta quantitativa, estruturada e disciplinada, pois trabalha com dados reais, com o método dmaic e ela deve ser realizada em curto prazo para que se alcance um bom resultado.
Desenvolvida através de cinco etapas do método DMAIC e, ferramentas estatísticas para a avaliação e controle da qualidade. Sendo as cinco etapas:
- Definição: definição da finalidade do projeto, o que se espera dele.
- Medição: aquisição de dados relevantes sobre o processo.
- Análise: realizada para identificar possíveis problemas.
- Melhoria (Improve): sugere soluções para cada problema encontrado.
- Controle: acompanha os resultados alcançados.
Essa ferramenta auxilia no fundamento de aprendizado organizacional e inovação, através dos níveis do sigma que verifica os processos de forma a se chegar em um nível satisfatório para a empresa, onde não se tenha tantos erros e desperdícios.
Tema: Competências essenciais
Processos/Detalhamento
- Identificação: definição de aspectos que seja revertido em valores para as partes interessadas, de forma a ser uma vantagem em relação as demais empresas.
- Desenvolvimento: estudo do ambiente, buscando identificar as oportunidades que auxilie a empresa a melhorar o seu posicionamento competitivo, traçando as estratégicas e aplicando-as.
Exemplo de ferramentas/metodologias: VRIO
- Valor: recursos valiosos dentro da organização que trazem retornos satisfatórios.
- Raridade: recursos em que só a empresa possui e que fazem a diferença no mercado.
- Inimitabilidade: essa raridade não pode ser copiada ou substituída, daí entra a importância de registar patente e direito autorais para que não ocorra esse risco.
- Organização: forma organizada em que a empresa utiliza seus recursos.
Integra a perspectiva de posicionamento e a visão baseada nos recursos, sendo uma ferramenta que orienta a análise interna da organização. Primeiro é identificado os recursos VRIO; segundo é analisando e determinado quais as ações que a empresa pode adotar para fazer um bom uso e protege-los.
A metodologia faz com que a empresa foque no seu ponto central, nos recursos, produtos e colaboradores que trazem uma rentabilidade cada vez melhor para a empresa. Fazendo com que tomem decisões estratégicas para que não se percam essas potencias no mercado.
Tema: Gestão do conhecimento
Processos/Detalhamento
- Identificação: definir os conhecimentos necessários para o alcance da missão da organização, de forma a classifica-los para o melhor gerenciamento.
- Desenvolvimento: estabelecimento de um ambiente favorável que busque e gere conhecimento. Desenvolver ações de busca por pessoas capacitadas ou desenvolve as existentes.
- Retenção e proteção: formas de armazenar e os métodos utilizados para atrair e preservar as pessoas e parceiros.
- Utilização: acessar os conhecimentos, compartilhando-os e utilizando na organização.
Exemplo de ferramenta/metodologia: Gestão de capitais de conhecimento
A soma dos conhecimentos dos colaboradores, traz para a empresa uma vantagem competitiva. A gestão desse conhecimento inicia-se com a identificação desse capital conhecedor, para que ele seja motivado a compartilhar o conhecimento e gerencia-lo. O conhecimento é tido como o principal capital intangível das organizações e, o papel da organização é gerencia-lo de forma a conduzir eles para o atingimento dos objetivos.
...