A GESTÃO PÚBLICA
Por: Rl1963 • 30/3/2022 • Trabalho acadêmico • 6.198 Palavras (25 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
ALEXANDRE JOSÉ KUHLS DOS SANTOS
GESTÃO PÚBLICA
Santana do Livramento
2021
ALEXANDRE JOSÉ KUHLS DOS SANTOS
GESTÃO PÚBLICA
Dissertação apresentada ao programa Pós-graduação Stricto sensu em Administração Pública da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Bacherelado em Administração Pública.
Orientador: Profº. Kathiane Benedetti Corso
Coorientador: Profº. Jasam Santos
Santana do Livramento
2021
RESUMO
A administração pública visa a atender ao interesse público e às necessidades sociais, utilizando para isso a estrutura administrativa, de forma direta ou indireta, bem como os meios que a legislação permite e, para cumprir sua função administrativa, visando ao interesse público, o Estado se vale de certas prerrogativas que a lei lhe assegura; entretanto, tais prerrogativas devem ser utilizadas no cumprimento dos fins a que se destinam. Na gestão (administração) pública, administrar não significa apenas prestar e executar serviços, mas dirigir e governar buscando o bem comum e a satisfação do coletivo. Neste trabalho, far-se-á uma revisão da literatura acerca dos conceitos/ teorias e de um breve histórico da Gestão (Administração) Pública; sobre a definição e objetivos de Gestão Pública; os atributos da Gestão Pública; os princípios aplicados à Gestão Pública e, sobre uma análise sobre os principais desafios na Gestão Pública, e por fim apresentar as considerações finais obtidas pelo estudo em evidência.
Palavras-chave: Gestão (administração) Pública; Gestão de Pessoas.
ABSTRACT
The public administration aims to meet the public interest and social needs, using for this the administrative structure, directly or indirectly, as well as the means that the legislation allows and, to fulfill its administrative function, aiming at the public interest, the State it makes use of certain prerogatives that the law assures it; however, such prerogatives must be used to fulfill the purposes for which they are intended. In public management (administration), administering does not only mean providing and executing services, but directing and governing, seeking the common good and the satisfaction of the collective. In this work, a review of the literature on concepts/theories and a brief history of Public Management (Administration) will be done; on the definition and objectives of Public Management; the attributes of Public Management; the principles applied to Public Management and, on an analysis of the main challenges in Public Management, and finally to present the final considerations obtained by the study in evidence.
Keywords: Public Management (administration); People management.
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. JUSTIFICATIVA 7
3. OBJETIVOS 8
3.1 Objetivo geral 8
3.2 Objetivos específicos 8
4. METODOLOGIA 8
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
5.1 Um breve histórico da Gestão (Administração) Pública 9
5.2 Definição e objetivos de Gestão Pública 11
5.3 Atributos da Gestão Pública 12
5.4 Princípios aplicados à Gestão Pública 14
5.4.1 Supraprincípios 16
6. PRINCIPAIS DESAFIOS NA GESTÃO PUBLICA 16
7. RESULTADO E DISCUSSÕES 19
CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
1. introdução
Abordar a temática da gestão pública no Brasil significa percorrer um caminho traçado por ideias, imaginários, temores e esperanças, enfim, um percurso repleto de representações que antecedem qualquer análise jurídico-positiva do tema.
Assim, a “gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito”, e em uma gestão pública, não se pode esquecer a capacidade de se atentar e permanecer no posicionamento da organização planejada, para que assim, a missão possa ser cumprida, portanto, acredita que uma boa organização na gestão pública está relacionada à uma alta capacidade de gestão, que por sua vez, relaciona-se com a “melhor relação entre recurso, ação e resultado”, pode-se dizer, que quanto maior for a necessidade de um planejamento eficiente, maior deverá ser a capacidade do gestor público, principalmente se os recursos disponíveis forem escassos.
Mundialmente, as administrações públicas estão sendo pressionadas a atender às demandas do cidadão com eficiência, eficácia e efetividade. Eficiência significa utilização racional dos recursos; eficácia, capacidade de atingir resultados e efetividade significa fazer o que é preciso ser feito, ou seja, a capacidade de se atingir o objetivo definido.
Para que esses valores sejam incorporados ao dia-a-dia da gestão pública, são necessários servidores públicos qualificados com habilidades técnicas, humanas e gerenciais, afim de, atender a essas expectativas da sociedade que por sua vez, requer uma capacidade de mapear e administrar as competências e os conhecimentos organizacionais, na sua formulação, desenvolvimento e implantação às exigências da legalidade, do pleno exercício da cidadania e aos princípios de igualdade de acesso e continuidade dos serviços públicos.
...