A GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Por: luana1283 • 8/12/2018 • Resenha • 797 Palavras (4 Páginas) • 170 Visualizações
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO: GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
POLO: MACAÉ
DISCIPLINA – POLÍTICAS PÚBLICA
ATIVIDADE A DISTÂNCIA - AD 1
PROFESSORA: SORAIA MARCELINO VIEIRA
LUANA LOPES MARTINS DE LIMA
Matrícula:
Macaé RJ
12/08/2018
Atividade I
1) Defina as principais abordagens na análise de políticas públicas e analise as principais contribuições de cada uma delas.
Existem várias abordagens que são definidas como modelos na política pública. Porém, as principais abordagens são os modelos de sistema e incremental.
O modelo de sistema define um conjunto de estruturas e processos inter-relacionados que atribuem valores a sociedade acordando com a força do seu ambiente quando ocorrerem demandas, afetando o conteúdo da política pública de acordo com as suas condições, ou seja gerando uma autopreservação.
O modelo incremental auxilia a continuação de programas governamentais passados, pois os tomadores de decisão dão continuidade às políticas já existentes. Uma vez que, competência e investimentos financeiros são necessários para a criação de novos programas, porém nem sempre estão disponíveis. Dessa forma, o mais indicado é continuar programas já existentes.
2) Discuta a associação do modelo sistêmico com o ciclo de políticas públicas e explique por que se utiliza o ciclo para pensar políticas públicas.
Essa associação é uma forma estratégica, de primeiramente identificar determinada circunstância na sociedade, que resulta num problema público, no qual são realizadas algumas etapas, onde é realizada a formação de uma agenda para definição mais exata do problema, esse problema é analisado, são formuladas alternativas de resolução, para depois serem criados mecanismos para tomada de decisão, posteriormente, esses mecanismos são implementados, avaliados e por fim, ajustados.
O ciclo de políticas públicas é utilizado para simplificar e programar ideias, que fazem parte de um processo de fases sequenciais, para produção de uma política pública.
3) Analise as etapas do ciclo de políticas públicas destacando a participação dos atores em cada uma delas.
São várias etapas, que consiste num ciclo estratégico, sendo elas:
Formação de agenda: definição do problema e análise do problema: é um conjunto de situações, onde é reconhecido um problema político, no qual pode ser prioritário para algum órgão, ou alguma autoridade governamental, que por fim, reúne um grupo para obter um conhecimento e análise mais específica do problema.
Formação de alternativas e tomadas de decisão: ocorre após o conhecimento e análise do problema, onde um grupo (atores) começa a apresentar ideias, com diversos interesses, que combinados, podem chegar numa solução aceitável para a maioria das parte envolvidas, no qual posteriormente ocorre a tomada de decisão, que é a intenção de fazer valer o que foi proposto (formulado), caso não haja grande conflitos de ideias, porque se houver, a decisão poderá ser adiada até o momento da implementação.
Implementação e monitoramento: consiste em colocar em prática tudo que foi proposto, transformar intenções em ações, ou intervenções. A partir disso, é criado um conjunto de procedimentos de avaliação dos processos adotados (monitoramento).
...