A GLOBALIZAÇÃO, REGIONALISMO E AMBIENTES INTERNACIONAIS
Por: Anabeatriz6524 • 1/10/2020 • Relatório de pesquisa • 1.189 Palavras (5 Páginas) • 133 Visualizações
Universidade Presbiteriana Mackenzie[pic 1]
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Exercícios
Capítulo 1: Globalização, regionalismo e ambientes internacionais.
Curso: Gestão do Comércio Exterior
Disciplina: Fundamentos de Comércio Exterior
Docente: Samuel de Paiva Naves Mamede
Discentes | TIA | Turma |
Ana Beatriz Cimas | 3189556-5 | 03 I |
São Paulo – 28/08/2020
Capítulo 1: Globalização, regionalismo e ambientes internacionais.
- Quais são as principais características da globalização?
As principais características da globalização de acordo com o capítulo 1 são as seguintes:
- Apresenta que o contexto da globalização se desenvolve como um cenário comum para todos os países, entretanto não impacta todos com a mesma intensidade;
- O segundo ponto caracteriza como um fenômeno multifacetado, ou seja, complexo e com múltiplas relações entre seus componentes;
- O terceiro aspecto seria a interconexão das distintas economias nacionais;
- E a última propriedade apresentada é a de que a globalização sempre está em transição, por conta das constantes alterações e acontecimentos, não sendo possível prever a sua evolução com certeza.
- Quais são os principais fatores das tendências de globalização?
Os principais fatores das tendências globalização são: Impacto do desenvolvimento científico e o surgimento de estratégias globais de comercialização.
- Quais são os impactos do desenvolvimento científico?
Algumas ações geram um ambiente mais competitivo por conta da grande quantidade de projetos de pesquisa e desenvolvimento, a introdução de novos produtos, materiais inovadores e as informações que chegam aos consumidores. Há também operações em escala global (empresas ampliando internacionalmente a sua carteira de clientes com novos produtos). Outro impacto é o avanço cada vez mais generalizado do comércio eletrônico (e-commerce), que estão se sobrepondo aos meios tradicionais de comercialização e comunicação, a chamada economia digital. Além desses impactos, o desenvolvimento tecnológico se estendeu a outras áreas, como a biotecnologia, a robótica e desenvolvimento de novas tecnologias.
- Como a proliferação de marcas globais podem incentivar a política de comércio exterior?
Essa utilização de uma mesma marca em mercados distintos, surgiu como uma estratégia global de comercialização, e permite melhorar o posicionamento do produto, reforçando sua imagem e suas características em diversos locais, como também utilizam elementos globais de comunicação por empresas que se internacionalizaram.
- Comente a respeito do papel das reformulações dos espaços competitivos internacionais.
A maioria dos países de regime socialista se introduziram progressivamente no sistema econômico atual devido a uma queda generalizada, gerando assim uma preocupação que resultou em um novo cenário competitivo, alguns países optaram por tirar o controle do Estado (de setores da economia, porém alguns preservaram a responsabilidade sob os serviços essenciais) e implementaram políticas de privatização, criando assim uma grande competição para ingressar nessas atividades. No âmbito internacional, as empresas criaram uma série de operações estratégicas, criando uma espécie de aliança entre os concorrentes, também houve a estruturação das cadeias de distribuição global e a formação de projetos associativos, e uma forte participação dos Novos Países Industrializados.
- Qual a relevância dos movimentos financeiros globais para o mercado internacional?
Os movimentos financeiros globais são relevantes para o mercado internacional pois aumentou os volumes monetários comparado ao comércio real, e com a tecnologia que transmite em tempo real informações, gerou uma reorganização total das instituições sociais e de assuntos importantes, indo além de ser algo apenas com interesse econômico. Com uma assistência financeira, os países menos desenvolvidos têm a oportunidade de melhorar a sua estrutura produtiva, ajudando para o crescimento da economia e da qualidade de vida, como também, passariam a comprar de outros países
- Qual a relação entre a globalização e as vantagens comparativas nacionais.
Vantagem comparativas é quando cada país deve se especializar na produção daqueles bens que são mais eficientes, e o excedente desses bens deve ser trocado por bens produzidos por outros países. E o livre comércio dentro dos conceitos de globalização se dá em graus de livre câmbio, por conta da existência de um grau de protecionismo.
- Qual é o papel do FMI?
O FMI foi criado para incentivar a cooperação monetária internacional, a estabilidade cambial, promover o crescimento econômico e ajuda econômica temporária para os países. O papel do FMI é ajudar a equilibrar as diferentes balanças nacionais, conceder crédito a diversos Estados nacionais (de acordo com certas condições) e aplicar medidas de supervisão sobre os países que são beneficiados pela assistência para cumprirem todos os compromissos assumidos.
...