A GOVERNANÇA CORPORATIVA
Por: Gabisamira • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 320 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
GOVERNANÇA CORPORATIVA
RELATÓRIO
A sigla OCDE significa Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico. É uma organização internacional, composta por 35 países que tem por objetivo promover políticas que visem o desenvolvimento econômico e o bem-estar social por todo o mundo. Vai atuar na governança corporativa tentando estabelecer práticas que seriam adotadas por outros países e encontrar um padrão para se pensar na Governança Corporativa tendo sempre a visão que deve ser garantida da equidade.
No período de 2000 a 2003 foram realizados encontros no Brasil, Argentina, México e Chile para analisar as praticas de governança corporativa nesses quatro países e verificar se estão fazendo as recomendações da OCDE com relação à integridade dos conselhos de administração e a autonomia dos membros.
Através desse encontro foi desenvolvido um documento resumindo os objetivos políticos em comum entre eles, reformas prioritárias para região com o propósito de melhorar a governança corporativa, aumentar os investimentos e bem- estar social, a partir daí foi elaborado um relatório com sete princípios expondo as recomendações que deveriam ser seguidas, esses princípios foram subdivididos em categorias explicando a aplicabilidade de cada um deles. Essas recomendações têm como objetivo somente o quinto princípio que é verificar o posicionamento das empresas com relação à responsabilidade e a supervisão dos administradores como forma de garantir o controle e os resultados esperados pelos acionistas.
Para fazer essa pesquisa foram elaboradas algumas perguntas que confrontou a legislação dos países da América Latina e as principais recomendações da OCDE para identificar os procedimentos adotados com relação ao exigido, e através dessa pesquisa conclui-se que o México é o país que mais atende as recomendações da OCDE, seguido do Brasil, Argentina e Chile, entretanto os resultados não foram satisfatórios, pois existe certa distância entre o cenário esperado e o cenário atual.
Um maior comprometimento aos princípios da OCDE pode significar uma abertura maior de mercados de capitais nessa região para investimentos externos.
...