A GRAVADORA : COMO INTERMEDIAR UMA NEGOCIAÇÃO ENTRE EMPRESA E SOCIEDADE
Por: Edu718293 • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.810 Palavras (12 Páginas) • 222 Visualizações
POLO APARECIDA DE GOIÂNIA
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO - 1ª SÉRIE
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
EDUARDO RODRIGUES DA SILVA DE OLIVEIRA
RA: 8977219828
A GRAVADORA : COMO INTERMEDIAR UMA NEGOCIAÇÃO ENTRE EMPRESA E SOCIEDADE
PROFº CARLOS EDUARDO DE AZEVEDO
PROFª RAQUEL HENRIQUE DE OLIVEIRA
APARECIDA DE GOIÂNIA – GO
2014/1
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................02
2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................................03
2.1 ANALIZANDO O PERFIL DAS PARTES ENVOLVIDAS....................................... 03
2.2 HABILIDADES DOS NEGOCIADORES................................................................... 04
2.3 ANALISE E PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO................................................ 04
2.3.1 ANALISE DA SITUAÇÃO ...................................................................................... 04
2.3.2 PLANEJAMENTO.....................................................................................................05
2.4 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL ............................................................. 06
2.5 REAJUSTES FINAIS ............................................................................................... 07
2.6 RELATORIOS FINAIS................................................................................................08
2.6.1 RELATORIO FINAL GRAVADORA......................................................................08
2.6.2 RELATORIO FINAL DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO........08
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................... 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................ 11
1 INTRODUÇÃO
Uma gravadora conceituada tem como interesse instalar uma sede em uma cidade do interior de São Paulo, aonde através de pesquisas e analises encontrou condições ideais para a logística e a politica de custos da empresa.
Sem fazer uma pesquisa socieconomica a empresa se deparou com uma associação de moradores contrariada com alguns problemas que a gravadora ira trazer para o bairro e seus moradores. Problemas com barulhos , transito, segurança são os que mais preocupam a comunidade.
Porem é de responsabilidade da gravadora esclarecer que apesar de alguns transtornos nova instalação também trará benefícios para o bairro, assim como a valorização do local devido ao aumento da visibilidade que a empresa tem com relação ao mundo artístico e a mídia.
Produtos e serviços também serão atraídos para o bairro, melhorando e tornando mais acessível a vida dos moradores.
Diante de tal situação a comunicação e as técnicas de negociação serão de extrema importância pra a conclusão de uma negociação aonde ambas as partes saiam ganhadoras.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao iniciar uma negociação, é necessário que se levante o maior numero de informações possíveis. É preciso analisar tais informações com visão sistêmica e analítica de toda a situação em torno de determinado conflito.
É de extrema importância conhecer o ambiente e o perfil dos negociadores para assim interagir e buscar o melhor resultado para ambas as partes.
A seguir faremos uma breve analise do perfil dos negociadores de nossa situação entre a gravadora e a população.
É necessário frisar que uma negociação ideal só é possível quando ambas as partes ganham, utilizando de ética como principal comportamento.
2.1 ANALIZANDO O PERFIL DAS PARTES ENVOLVIDAS
Na Associação dos Moradores do Bairro temos como intermediador o Sr. Carlos Henrique que é formado em Administração e mora no bairro à 5 anos, desde que o mesmo foi inaugurado.
Perfil conservador e questionador o Sr. Carlos alega que a construção da Gravadora no bairro não traria progressos para o setor, além do que os moradores estão preocupados com problemas como barulho, falta de segurança e a infraestrutura relacionada ao transito que ficaria mais intenso devido ao aumento de circulação de veículos no bairro.
Do outro lado, temos o Sr Jorge Andrade , negociador, representante da gravadora é um estrategista com experiência em intermediar conflitos, e possui perfil empreendedor, acredita que a instalação da empresa no bairro pode trazer progresso e melhorias principalmente para a infraestrutura do bairro. Além do que tem a seu favor argumentos como a tecnologia para evitar que os possíveis ruídos gerados pela gravadora não seja um problema para a população.
2.2 HABILIDADES DOS NEGOCIADORES
Segundo o Modelo de Jung podemos definir o Sr. Carlos Henrique da seguinte conforme seu estilo, característica e táticas, nesse caso seguem.
O Sr. Carlos possui um estilo amigável segundo Jung, aonde acredita em um relacionamento de confiança, esta aberto para ouvir os argumentos do outro lado como aconteceu na situação em que o Sr. Jorge ofereceu aos moradores que fossem até as instalações da gravadora para comprovar a questão do problema do barulho, aonde mostrou – se aberto a negociação. É cordial e tem paciência. Possui habilidades de reunir um grupo para defender a causa em comum.
Já o Sr. Jorge possui estilo confrontador, aonde combina controle com confiança no outro, é cooperativo e questionador e trabalho trabalha em colaboração. É o melhor perfil para se tratar de grandes interesses como é o caso da gravadora que é muito conceituada, além dos benefícios que pode trazer para o bairro.
...