A Gestão Operacional
Por: jubirubiru • 18/10/2019 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
Questões para discussão em grupo (até 6 pessoas)
- Apresente os pontos positivos e negativos da gestão de estoques na empresa Alfa.
Negativos:
- Pode-se perceber, nesta situação, que a empresa está cometendo um erro considerável que pode prejudicar a qualidade do serviço. Nota-se que a organização não possui um sistema que possa fazer a previsão da demanda, fazendo com que, em certos casos, ocorra a indisponibilidade de determinado produto. O que prejudica no total de vendas e altera a satisfação do cliente.
- Não utilizar métodos qualitativos de previsão de estoque, como opinião de gerente ou técnica Delphi, para a análise de mercado agrícola – seu principal cliente. Além de analisar também a atual situação econômica e politica do país, já que são fatores imprescindíveis.
- Não possuir um programa que permita o controle de estoque, compras, notas fiscais, ou seja, um programa que ajude no gerenciamento da organização.
Positivo:
- Na situação apresentada, pode-se perceber que existe o dinamismo na forma de gerir o estoque. Onde eles se permitem ter mais estoques de segurança para os produtos que são mais baratos ou que possuem mais urgência. No restante dos produtos, eles aplicam a teoria just in time visando a redução de custos, garantindo excelência na prontidão do produto para os clientes.
- Todos os produtos estão catalogados e distribuídos em seções divididas por equipamentos numa só prateleira, separando-se as de diâmetro diferente.
- Que ferramentas podem ser utilizadas para melhorar a gestão de estoques dos produtos da empresa Alfa? Cite e exemplifique.
Para promover uma gestão de estoques mais eficiente e com resultados positivos, uma das opções seria considerar a implementação de um sistema de previsão de vendas, algo que é de conhecimento que a Alfa ainda não possui. Dessa forma, levando em conta a demanda dos produtos individualmente, é essencial seguir passos como: coletar informações para montagem de um banco de dados (no qual cada produto teria, armazenados, seus informes sobre pedidos e vendas realizados); analisar fatores que possam influenciar nas demandas positiva ou negativamente (condições de mercado e clientes, políticas econômicas, etc) e, a partir disso, fazer um levantamento dos fatos oportunos à previsão de vendas e, só aí, realizá-la visando a precisão que está em falta na empresa.
...