A Gestão da Cadeia de Suprimentos
Por: MARIARAIMUNDA123 • 10/6/2018 • Resenha • 457 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
No texto A Gestão da Cadeia de Suprimentos: Teoria e Prática, apresentado pelos acadêmicos da UFRGS, Jaciane Cristina Costa, Jorgelina Beltrán Rodrigues e Wagner Junior Ladeira, no XXV Encontro de Nacional de Engenharia de Produção, realizado em Porto Alegre RS Brasil, no período de 29 de outubro a 01 de novembro de 2005, no ENEGEP 2005 ABEPRO – PUCRS, os autores baseados em um estudo bibliográfico avançado, realizaram um estudo de caso em uma empresa de grande porte do ramo metal-mecânico e com dois de seus fornecedores, com a finalidade de analisar as variáveis informações compartilhadas, integração e parcerias na cadeia de suprimentos. O texto é composto por 07 (sete) seções e 08 (oito) páginas e tem como objetivo realizar uma revisão do conceito gestão da cadeia de suprimentos e explorar na prática a definição do termo, fazendo uma analise da teoria e da prática.
Para tanto, os autores exploraram um ambiente de negócios, focando a cadeia de suprimentos, demonstrando perspectiva de ligação do mercado por meio de elos envolvidos no processo que se estabelecem interligados entre fornecedores e clientes que buscam um fluxo com o foco no cliente final com nível de qualidade.
Assim sendo, o objetivo dos autores foi analisar a utilização do termo gestão da cadeia de suprimentos na teoria e na prática, observando o uso do termo tanto na teoria quanto na prática, para verificar se teoria e prática convergem.
Todavia, estes verificaram que o estágio desta ferramenta é imprescindível, mas com status embrionário. Porém as variáveis analisadas trazem uma perspectiva de relacionamento entre gerenciamento de cadeia de suprimentos e logística, de forma que, a prática do processo na essência é de difícil comprovação.
O texto parte da forma rudimentar para a forma mais avançada de estudos realizados nos níveis acadêmicos. Pelo levantamento teórico e prático realizado através de pesquisas em uma empresa do ramo metal-mecânico e de sua cadeia de suprimentos, composta por dois fornecedores sendo um deles primordial para o negócio da empresa focal e o outro um fornecedor de baixo custo de troca.
Portanto, percebe-se que há divergência no fluxo da cadeia de suprimentos, verificando-se na prática que a aplicabilidade desta ferramenta gerencial é ainda embrionária e que a empresa focal não conseguiu estabelecer o elo satisfatório para o bom desenvolvimento desse fluxo.
O texto apresenta um estudo bibliográfico atual, uma linguagem clara que facilita sua compreensão e percepções reais aos problemas enfrentados pelos gestores da cadeia de suprimentos. Partindo dessa vertente, obra é recomendada para os gestores de empresas de todos os postes, para os acadêmicos de todas as áreas de atuação e para àqueles que têm afinidade com o assunto.
Maria Raimunda da Silva Amorim, Pós-graduanda em MBA em Marketing e Recursos Humanos do Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós Graduação – INESPO.
...