A Gestão hospitalar e logística reversa
Por: Cacaujuh • 5/12/2017 • Ensaio • 817 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1] | SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Campus São Cristóvão Departamento de Administração |
|
Curso: Graduação em Administração
Disciplina: Pesquisa em Administração
Período: 7º
Professora: Ludmilla Meyer Montenegro
Proposta de Pesquisa Individual
Nome do aluno (a): Cláudia Regina de Araujo Rocha
Nota: __________
Tema:
Gestão hospitalar e logística reversa
Problema:
Qual a importância da gestão hospitalar utilizar a logística reversa para a diminuição de gastos e conservação do meio ambiente?
Objetivo Geral:
Compreender a importância da gestão hospitalar e a logística reversa dos resíduos hospitalares de um hospital na cidade de Aracaju.
Objetivos Específicos:
- Explicar a importância da logística reversa na gestão hospitalar;
- Identificar as estratégias de gestão e logística utilizadas na rede hospitalar;
- Verificar os benefícios para a utilização da logística reversa para os materiais hospitalares;
- Identificar as formas de descartes dos materiais hospitalares;
Justificativa:
Entender que existe diferença entre logística reversa e logística convencional. A Logística Convencional consiste em os produtos serem puxados para o sistema; já a Logística Reversa consiste em puxar e empurrar os produtos para o sistema. É desta forma que alguns países limitam a quantidade de descartes, pois eles conseguem transforma em produtos secundários.
Proposta Teórica*:
- ANVISA (2004)
É através da normativa ANVISA na qual os resíduos são definidos como sólidos e semissólidos resultantes das atividades doméstica, hospitalares, industriais, comerciais, etc. Deste modo, que podemos identificar os riscos tanto para a saúde quando para o meio ambiente; onde ANVISA explicar quais os tipos de resíduos sólidos.
A ANVISA cita que:
“Os resíduos classe I, denominados como perigosos, são aqueles que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, podem apresentar riscos à saúde e ao meio ambiente. São caracterizados por possuírem uma ou mais das seguintes propriedades: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenecidade. Os resíduos classe II denominados não perigosos são subdivididos em duas classes: classe II-A e classe II-B. Os resíduos classe II-A - não inertes podem ter as seguintes propriedades: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Os resíduos classe II-B - inertes não apresentam nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, com exceção dos aspectos cor, turbidez, dureza e sabor. ”
- Logística reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental (GUARNIERI, 2011)
A Logística Reversa está baseada no reaproveitamento e retirada das sobras de produtos tanto dentro das empresas quanto no descarte dos produtos após o uso dos consumidores. Existem alguns pontos de vista sobre esse tipo de logística. Alguns tem a visão ecológica, onde as empresas pensam como será feito o descarte dos produtos após o uso, sem criar danos para o meio ambiente onde são conhecidos como Logística Verde. Outros tem a visão mais estratégica, onde se preocupa em criar um confiança com os clientes que em muitos casos criam responsabilidades de realizar trocas pós consumo.
...