A Governança Corporativa
Por: naty08 • 17/5/2016 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS
SOCIAIS E COMUNICAÇÃO –ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEMAS RELACIONADOS A RESPONSABILIDADE SOCIAL
CAMPINAS
2016
ÉTICA PROFISSIONAL
Refere-se ao conjunto de normas que irá reger a vida do profissional e formará sua consciência ética. Cada profissão terá seu próprio código de ética, não podendo assim o profissional desrespeita-las, podendo ir a julgamento pelo conselho de ética de sua categoria.
TRANSPARÊNCIA
A transparência consiste no desejo de informar aos stakeholders tudo aquilo que possa afetar de forma sigficativa seus interesses. Para tanto a mesma deve ocorrer de forma franca, informando tanto dados positivos, quanto negativos.
.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Refere-se ao sistema de gestão que cria um conjunto de mecanismos eficientes a fim de manter os interesses da organização de forma alinhada aos interesses de seus acionistas, dessa forma a organização mantem uma relação de confiança com os mesmos.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Refere-se ao comportamento esperado dos funcionários por meio de crenças, valores, hábitos, comportamentos, princípios provenientes da empresa, ou seja, a empresa orienta seus funcionários por meio destes a fim de que eles se adequem às políticas.
CÓDIGO DE ÉTICA
Refere-se ao documento que regula as normas (direitos e deveres) da empresa, regendo seu funcionamento a fim de regular também o comportamento de seus colaboradores.
É importante que o código de ética da empresa não se oponha ao código de ética do próprio profissional. No caso de um médico ele não pode deixar de cumprir o código de ética de sua profissão a fim de atender o código interno do hospital que trabalha por exemplo.
BALANÇO SOCIAL
Refere-se a forma utilizada pela empresa para publicar seus compromissos e intenções, tendo como objetivo deixar transparente as ações realizadas por ela no que diz respeito a responsabilidade social corporativa. Assim a organização consegue mostrar que seu objetivo não é apenas gerar lucro propriamente dito, mas também pode gerar desempenho social.
ISO 26000
Define que a responsabilidade social está diretamente ligada às atividades e ao processo decisório da empresa, devido aos impactos que podem ser gerados ao meio ambiente e a sociedade relativo à aplicação do comportamento da ético mesma.
GESTÃO PARTICIPATIVA
Refere-se a doutrina de valorização da participação dos colaboradores nos processos decisórios. Esta filosofia tende a contribuir para um ambiente organizacional melhor, assim como ajuda a fortalecer os laços de confiança entre superiores e subordinados e estimula a motivação. Esses fatores ajudam a organização a aumentar sua competitividade.
...